Por razões óbvias não pude estar presente no plenário do PSD Santo Tirso que decorreu na semana passada, e no qual se pretendia discutir o resultado das eleições Autárquicas 2013. Ao que sei, foi um plenário animado e até divertido. Com muita emoção e até murros na mesa.
Já aqui tive a oportunidade de dar a minha opinião sobre o resultado, as suas causas e as suas consequências. Escuso-me portanto a repetir. Está tudo escrito e bem explícito neste post e neste também. Estava curioso por saber o que tinha a comissão política a dizer.
Ao que parece, e segundo o próprio presidente – e candidato copiosamente derrotado à Câmara – a derrota tem duas dimensões. A primeira prende-se com o estado do país e a governação de Passos Coelho. A segunda está ligada a um grupo de militantes detractores.
Quanto à primeira, dizer o seguinte. O estado do país e a governação de Passos Coelho são uma desculpa esfarrapada, fácil e recorrente. Pergunto: se ela é assim tão válida, como conseguiu o PSD vencer na Trofa? E em Braga? (Para citar apenas dois concelhos aqui tão perto).
Quanto à segunda, quero começar por dizer o seguinte. Por entre afirmações e acusações mais ou menos claras, e apresentações com print screens tirados das redes sociais, Alírio Canceles culpou, entre outros, Carlos Valente e eu próprio pela pesada derrota.
Não sou advogado de Carlos Valente, mas apraz-me relembrar que além de ter sido um excelente presidente de Junta de Vila das Aves – onde deu várias vitórias ao PSD – foi também ele o motor e mentor da vitória de Elisabete Faria e do PSD nestas eleições.
Carlos Valente é um dos mais destacados militantes do PSD Santo Tirso e já fez mais pelo partido do que todos os elementos da Comissão Política juntos. Além do mais, muito antes da auto-nomeação de Alírio, tentou a bem levar a que a Comissão Política escolhesse o melhor candidato e estratégia.
Quanto a mim, apenas dizer: objectivo cumprido. Fiz tudo o que estava ao meu alcance para que Alírio Canceles não vencesse as eleições. O facto de ele concorrer pelo PSD foi uma infeliz coincidência que não me fez desviar um milímetro dos meus valores e princípios.
Primeiro Santo Tirso, depois o partido. Era esse o lema de Sá Carneiro, que tantos gostam de citar (e pelos vistos mal, como parece que foi o caso da deputada Andreia Neto, prontamente corrigida por Gonçalves Afonso) mas que muito poucos sabem quem era e no que acreditava.
Sinceramente não sabia que a minha pessoa era assim tão importante e influenciadora para merecer tal destaque: ser considerado pela Comissão Política como um dos maiores culpados pela derrota. Estou convencido que não sou merecedor de tal título. Sou apenas mais um bode expiatório.
Agora venha de lá esse processo disciplinar. Essa proposta de expulsão. Essa queixa ao Conselho de Jurisdição. Será muito divertido ser “julgado” por Manuel Mirra e seus pares. Sim, porque ele faz orgulhosamente parte desse orgão distrital, como muitas vezes faz questão de sublinhar.
De resto, anotar também a falta de dignidade de Alírio Canceles e da restante Comissão Política. Não se demitem. Outros, por esse país fora, com derrotas bem menos pesadas, demitiram-se e convocaram eleições. Naturalmente. Em Santo Tirso assobia-se para o lado.
Pior, em tom de quase ameaça, Alírio Canceles ainda tornou implícito que poderia ser candidato novamente em 2017. É preciso não ter noção nenhuma da realidade, ter muita falta de dignidade, e ser muito autista, para depois do que se passou, ainda ter o descaramento de dizer isto.
Sacudiu a água do capote, atirou as culpas para cima de uns quantos bodes expiatórios, e depois disse “sou o responsável máximo”. Não porque saiba – como facilmente se comprova – o significado desta afirmação, mas porque é o que vem nos manuais do político profissional.
Carlos Pacheco, ciente da derrota, demitiu-se. Uma atitude bem mais digna. Apesar de, a meu ver, ser também ela calculista, tendo em vista a demarcação desta direcção, no sentido de se candidatar à presidência do PSD assim que haja eleições (como se também ele não fosse responsável).
Cabe agora aos militantes – aos que pagam as quotas ou que vão pagar o que têm em atraso; aos mais activos ou menos activos que agora querem definitivamente fazer parte da vida interna do partido e participar na decisão – reflectir e escolher o que querem num futuro próximo.
Alirio Canceles…e o cataclismo do PSD/PPM nas eleições À CMST
No plenário do PPD/PSD do passado dia 22 de Novembro, Alirio Canceles acusou-me por ter sido um dos culpados (entre outros, tal como Passos Coelho e Luís Melo) da histórica derrota de “Todos Por Santo Tirso” (coligação do PPD/PPM) à CMST.
1º- Eu nunca fiz parte da coligação “Todos por Santo Tirso”, aliás ficou provado o prejuízo desta desnecessária coligação;
2º- Vila das Aves foi a única freguesia do concelho que concorreu pelo PPD/PSD, contra a vontade de Alírio;
3º – O PPD/PSD na Vila das Aves ganhou com 49,41% que deu a Elisabete Faria uma maioria confortável;
4º – Não fazendo parte de nenhuma lista (por minha clara opção), orgulho-me de ter participado activamente na campanha do PPD/PSD na Vila das Aves;
5º – A campanha na Vila das Aves foi totalmente idealizada localmente pela equipa da Elisabete Faria, da qual tive a honra de fazer parte;
6º – Ainda bem que Alírio Canceles participou muitas poucas vezes na campanha na Vila das Aves (2 ou 3 vezes no máximo), pois todos sabíamos que a presença de Alírio nas Aves era muito mais prejudicial do que benéfica …;
7º – Desde 1993 que o PPD/PSD não tinha um resultado tão baixo na votação de Vila das Aves à Câmara;
8º – Quem como eu foi auscultando na rua a “voz do povo”, quer nas Aves quer pelo concelho de Santo Tirso, percebeu bem cedo que Alírio estava a desperdiçar uma das melhores ocasiões de sempre para o PPD/PSD ganhar a liderança da CMST;
9º- Alirio Canceles preferiu “passear” a sua vaidade e manter a sua auto-nomeação em vez de olhar para o que seria melhor para o PPD/PSD, excluindo outros possíveis candidatos.
Por tudo isto ( e muito mais que ficou por dizer) Alírio Canceles, se tivesse um “pingo” de vergonha, deveria assumir,só para si, a total responsabilidade da histórica derrota de “Todos por Santo Tirso – coligação PPD/PPM” à CMST e pedir desculpa aos militantes de Santo Tirso do PPD/PSD, demitindo-se, obviamente, do cargo de presidente da CPC.
Quanto ao processo que Alirio Canceles anunciou no plenário que irá fazer contra mim junto da Comissão de Jurisdição Distrital do PPD/PSD do Porto, já estou a “tremer”…
Curioso é que o Presidente da CPC, Alirio Canceles, no Plenário de Secção, assume a derrota mas, em momento algum, tem a humildade de colocar à consideração que:
1. A estratégia (que eu não sei se houve mas que tinha de haver) falhou;
2. O candidato à Câmara e/ou equipa poderia(m) não ser o(os) mais indicado(os);
3. A população poderá não ter sido sensível ao projecto que se apresentou;
4. A campanha não funcionou como o esperado em termos de comunicação;
5. Qualquer outro factor…
Nada disso!! O que se ouviu no Plenário foi um “assumir” de derrota tímido e inconsequente! Nada que me tenha efectivamente surpreendido e que apenas veio reforçar a minha ideia de que a Comissão Política teve uma visão bem confluente… a perspectiva focada no próprio “umbigo”. E claro, como disse o Luís, o “sacudir do capote”!
Curiosamente, a CPC foi unânime. O que me faz pensar que estão todos “embriagados” nas ideias uns dos outros e que a população que auscultaram foi a dos amigos/pseudo-apoiantes e por aí fora… Doutra forma alguém teria questionado a escolha do candidato à Câmara. É que sem estar no “terreno” não tenho grande “autoridade” para falar mas, no mínimo seria expectável, ouvir alguém referir, ou dizer que alguém conhecido comentou, que o Sr. Alirio Canceles era um bom candidato. Mas não!! Efectivamente, e não tenho qualquer orgulho em dizê-lo, 99% das pessoas com quem falei não conheciam o senhor, e as que o conheciam não estavam convencidas. Pois, eu também não as convenci, é verdade. Não sou fiel ao partido (segundo uns!), sou fiel aos meus princípios e às minhas convicções.
Sim! Porque NÃO POSSO apoiar (ou sequer manter-me em silêncio!!) pessoas que não têm boa conduta política.
O Sr. Alírio ouviu os militantes, ouviu quem com ele quis falar, sem recriminações! “Entrou-lhe a mil e saiu a dois mil” mas o importante é que ouviu!
Ele nem queria ser candidato. Foi a Comissão Política por ele escolhida que o “sufragou”… Se acreditasse, ficaria comovida…
E depois, qual o elemento diferenciador da lista de 2009 (presidida pelo Dr. João Abreu – alguém por quem tenho muita consideração, salvaguardando as nossas divergências em termos de “simpatias”) – e a lista de 2013 presidida pelo Sr. Alirio?? Pois… a lista não muda muito! O elemento mais notório é indubitavelmente o próprio cabeça-de-lista!! Pois, eu gostava de saber, qual o “plus” que o Sr. Alirio oferece para ser uma “alternativa” efectiva à lista de 2009!! Deve ter sido um “plus” que conquistaria muitos votos. Pena é que tenha perdido muitos mais!!
No PSD Santo Tirso urge mudança!! Novas atitudes, novas ideias, melhores exemplos!
Um reparo para terminar… O PS pode “gramar” qualquer coisa! A mim não me incomoda! É na “casa deles”! Acredito que o PSD se valoriza pela liberdade e pela individualidade de opiniões. Não temos de ser “carneiros” para sermos unidos e fortes.
Quem conhece o Joaquim Couto,só ,são, os da sua geração,e levou consigo os mamões do Castro Fernandes.Deixou S.Tirso pouco evoluído e foi eleito.
Aqui estiveram comentários que promoveram o Senhor Alirio,que originaram mais votos ao Alirio,dê graças ao Passo Coelho que ainda lhe deu mais votos,Ainda bem que o Passos Coelho é contra os mamões.Ele devia reduzir o Estado social,porque o estado não tem capacidade para pagar os altos salários dos funcionarios públicos e as altas reformas e haver menos funcionários,pois assim tem que aumentar impostos para pagar estes salários,é por isso é que pediram dinheiro à troica.Pois em braga e Trofa tinham bons candidatos e com Carisma. A mentalidade de Santo Tirso tem de ser mudada,são burros dizem uma coisa pela frente e dizem outra por trás.
Agradeça também a quem pôs aquelas cartinhas no correio que lhe deram mais votos.Na Trofa os seus habitantes nao gostavam daquele trãnsito imenso.
Primeiro Portugal e depois o partido,é o lema de Sá Carneiro,é o que Passos Coelho faz.
E o cataclismo em Santo Tirso? O Zé Pedro também não era conhecido?
O Zé Pedro Miranda ganhou em S.Tirso, podia ter mais votos,pois vá perguntar à maquina socialista que nas outras freguesias tinham a certeza que ganhavam ,pois dão cabazes aos idosos e passeios, e são xuxas, e dão tachos, em S.Miguel Castro fernandes usou contrainformação, e disse que os idosos e as pessoas tinham que andar 2 kilometos para resolver as suas coisas o Joaquim Couto aparecia nas procissões e comprou votos. E S.Miguel que ainda faltam muitas coisas.Os idosos tem de ter vontade própria.Miranda é Bom Candidato Com Carisma ,conhecido pelos jovens fez miuta campanha e os seus candidatos,só, não sei como permitiu o 2 da lista, Mirra ,fazer férias no meio e no pleno da Campanha,o Mirra devia ser julgado.O outro candidato do PS conhecido por jovens, um seu apoante, disse que ele foi a uma fábrica e foi simpático,será que foi para ocasião
E toda, a gente ,conhece o Miranda?pois não tem de fazer campanha, nas terras,e nas terras da oposição,cuidado,com os cuscos dizem que sim pela frente e dizem outra por trás,votam em outros partidos.
Alguém me pode explicar porque é que os candidatos do PSD de S.Tirso pagam cartazes das suas campanhas e garrafinhas do Miranda etc,e o PS faz gastos gastronómicos.?
Alirio Canceles renovou a sua pagina de candidatura do Facebook para uma como diz ” página para promover cidadania on-line” Enfim.
Lista de Zé Pedro Miranda não me admira que tivesse perdido:
O n2 Manuel Mirra o homem nem faz vida em S, Miguel do Couto, ainda queriam que as pessoas de lá votassem nele?
Quem é a Tania Araujo em Santa Cristina, uma miuda que vai a missa? O Pedro Almeida a maior parte das pessoas de Santa Cristina, só o conhecem mesmo dos projectos e as vezes apenas pelo pai dele.
Burgães, escolhem o candidato derrotado nas ultimas eleições que pelos vistos nem era nada popular mesmo dentro do PSD de Burgães.
Pois admiram-se que o Zé Pedro perdeu…Talvez porque escolheu a equipa errada?
Há um estudo que diz :-Que nos últimos dias de inaugurações de obras, dá votos,foi o que Castro Fernandes fez, até parecia que ele era o candidato,estava a despedir-se,e o famoso passeio dos idosos, à última hora, com campanha, com dinheiro dos contribuintes,o que lá terá acontecido, só os deuses loucos é que sabem?Lá estiveram o Miranda,Castro Fernandes,joaquim Couto,jorge Gomes,Alírio,etc.Há outro estudo que diz-Que em 308 concelhos,Santo Tirso ocupa o penúltimo lugar,306 de pouco desenvolvimento económico..
Se estes 5 000 idosos votaram no PS, dá para encher um Estádio de futebol,será que PSD perdeu por causa destes 5000 idosos?
O Castro Fernandes deixou a Câmara de Santo Tirso com dívidas?
O Nunes do PS ex-presidente da Junta não mora em S.MIGUEL.
Então há pessoas que na equipa do Miranda fartam-se de trabalhar na campanha e não são importantes, e mobilizam os seus familiares e gostam de ir para campanha.Até as mais velhas são as que trabalham mais.
Em S.Miguel ouviu-se um comentário de um conhecido do Miranda, familiar de uma ex-namorada, disse que ele era bom rapaz,devia ser candidato à Câmara,e outro disse que também era um bom candidato que o tinha visto trabalhar no cinema quando era mais jovem,também gostaram das garrafinhas, que no outro dia pediram mais,será que votaram no Miranda,ou gostam de fazer colecção de objectos dos partidos.Parece que a votação do PS baixou.
Pois…. Afinal a culpa do Zé Pedro ter perdido é da Tânia , do Pedro Almeida e do Mirra. Não se edqueçam que a freguesia de ST tem o dobro dos eleitores das 3 freguesias juntas.
Mas é a que tem uma base eleitoral mais próxima do psd as outras três requerem mesmo uma campanha próxima do perfeito dado o historial do PSD! E ainda há outra questão os eleitores de santo tirso tem tendência a se absterem já os das outras três nas eleições os do PS estão lá todos!
Ok. Se Zé Pedro escolheu mal a equipa de quem é a culpa? Porque ficou de fora a tesoureira que vinha do tempo do senhor Graça? Na minha opinião quem ganha as eleições é o candidato,já os outros podem ajudar.
O problema é que Jorge Gomes “só” tinha na sua lista os Presidentes das antigas juntas, se isso não ajuda o que ajudará, Será que Jorge Gomes era assim tão popular em S.Miguel e Burgães, para não falar Santo Tirso?na minha opinião não é só o candidato que ganha as eleições.
Pois é o tachos 1,2,3 queriam despedir-se deles dando uma vitória,mas o candidato era Jorge Gomes..
Em S.Miguel andava uma jovem que tem um tacho que andava com um carro ,com a cara do jorge Gomes, e com música do seu hino, todos os dias ,devia ser um gasto enorme de gasolina.
Concordo não é só candidato mas é ele quem tem que fazer a diferença e é o responsável pelas escolhas que fez e por isso o primeiro responsável pelo resultado. Alem disso Zé Pedro era apontado como candidato à câmara e nem sequer consegue ganhar a junta????
Quanto isso Zé Pedro Miranda teve um choque com a realidade da “fidelidade” da população de certas zonas do concelho ao PS.E hipotecou de certa forma as suas ambições políticas, mas seja ele, alirio e outro qualquer a causa da derrota do PSD deve-se em grande parte a pobreza e falta de formação de uma grande fatia da população tirsense, combinado com um conjunto de interesses económicos que se perpetuam com a continuidade do PS no poder na Camara, alguns deles associados ao próprio PSD por pessoas que tentam agradar aos dois lados, e se com as novas gerações não se vislumbra uma mudança nesta tendência,dados os últimos resultados, custa-me dizer que o PSD poderá estar ausente do poder por décadas…
Sem dúvida que a lista é muito importante. E acredito que a lista poderia ter sido melhor conseguida. Mas, o facto do José Pedro não ter conseguido ganhar para a Junta não significa que não conseguisse ganhar a Câmara. 1º porque a Junta da União das Freguesias não é representativa do concelho. Em 2º porque o adversário não era o mesmo. 3º porque nesta candidatura houve uma “ruptura” quase que imposta com o CDS que teria sido um apoio importante…
O comentário da Eduarda é hilariante!
Pf não menospreze a nossa inteligência….
Facto: O Zé Pedro não convenceu 19.000 eleitores. Mas era capaz de convencer 64.000???
Facto: O Zé Pedro não conseguiu convencer os eleitores de Santo Tirso e das freguesias vizinhas, onde obviamente é mais conhecido, mas conseguia convencer os eleitores das freguesias que distam da cidade, onde não é conhecido???
Facto: O Zé Pedro “talvez” não tenha conseguido formar a melhor equipa para a junta!!! No entanto era capaz de formar a equipa ideal para a câmara???
Facto: O PSD em Santo Tirso obteve 4.022 e PS 5.184, uma diferença de 1.162 votos!!!
Facto: O CDS obteve 422 votos!!!
Facto: PSD e CDS juntos conseguiam 4.444, menos 740 do que conseguiu o PS???
Oh Eduarda percebe porque motivo o seu comentario é hilariante???
Hilariante é o comentário de quem analisa política como se de Matemática se tratasse! Analisando as coisas dessa forma, o PSD nem devia “acreditar” ser possível ganhar a Câmara de Santo Tirso,,, Mas já que gosta de números, eu dou-lhe números: 24.380 eleitores não votaram, 905 foram votos nulos, e 1571 votos em branco.
E não se preocupe porque eu também acho imensa coisa hilariante e nem por isso elas deixam de acontecer: por ex. o PS ainda estar à frente da Câmara Municipal de Santo Tirso!
E podia dizer muitas mais… Seja como for, registei que ficou bastante sensibilizado pela derrota do PSD na Junta de Santo Tirso. Ou pelo José Pedro…
Não de tratar do Zé Pedro mas tão somente da falta de consistência e de coerência com que a Eduarda analisa os resultados das últimas eleições. Não se pode ter dois pesos e duas medidas!
Pois… é curioso é que antes de eu fazer qualquer comentário sobre o José Pedro, o Joaquim Pinto já tinha referido o nome dele mais do que uma vez!! Hilariante!?
Não são dois pesos e duas medidas. São duas realidades distintas, dois contextos completamente diversos! A humildade de uns a “ajudar” a prepotência de outros.
Uma correção: O PSD em 1997 (ainda com Joaquim Couto) na Vila das Aves teve uma percentagem de votos inferior à que conseguiu em 2013. O Sr. Carlos Valente vem dizer que foi um mau resultado! Pudera, com a campanha que ele fez contra a coligação e contra o candidato, outro resultado não seria de esperar. Uma curiosidade: em 2013 a coligação PSD/PPM perdeu 973 votos para a câmara e para a junta o PSD perdeu 775 votos.
Pf não me venham dizer que a perda de 775 votos é culpa do Alírio ou da coligação!
Depois de ler as diferentes opiniões permito-me deixar uma nota: Aqueles que neste blogue contribuiram para a derrota do candidato do PSD e na mesma proporção para a vitória do PS, são os mesmos que depois das eleições vieram acusar o candidato do PSD de ter perdido. No mínimo…. um paradoxo!
Caro Joaquim Pinto,
Da minha parte, nao estou a “acusar o candidato do PSD de ter perdido”. Estou simplesmente a constatar o facto. Facto esse que era – pelo menos para mim – mais do que evidente muitos meses/anos antes de a candidatura ter sido na realidade apresentada e levada a votos.
Quem nao for perito em economizar recursos intelectuais consegue facilmente perceber isto nos meus escritos.
E quanto a paradoxos, sublinho dois dos seus comentários:
– “quem ganha as eleições é o candidato” 2013/11/29 at 13:36
– [quem ganha as eleições] “não é só candidato” 2013/11/29 at 18:16
Um paradoxo com sensivelmente 5 horas de diferenca 🙂
Bem.. não sei onde quer chegar a Susana Moreira. Mas pelo que aqui leio, e mesmo sem conhecer a Susana, só sei que deve estar muito mal informada dos factos e da política concelhia e concretamente no que ao PP/PSD diz respeito.
Mas se quer falar em números e em culpas deste ou daquele, temos certamente muito para dizer.
1º- Como bem deve saber, nas ultimas eleições autárquicas não fiz parte de qualquer lista aos órgãos autárquicos, por decisão exclusivamente minha;
2º- Participei, repito, participei activamente na campanha do PSD (e não Todos por Santo Tirso PPD/PPM) na Vila das Aves e na grande vitória da Drª. Elisabete Faria;
3º- Recusei participar na campanha “Todos por Santo Tirso”, com todo o direito que me assiste e com a minha total liberdade partidária. O facto de ser militante dar-me-á algumas “obrigações”, mas, seguramente, também não me obriga a participar em projectos dúbios, com rótulo de insucesso logo à partida, que só uns tantos não quiseram ver…;
4º- O processo da candidatura do PSD á CMST não foi sério, muito menos digno de se poder chamar “processo”. Foi sim uma declarada e há muito tempo anunciada, auto-nomeação de Alírio;
5º- Dentro da própria CPC houve quem, logo após a tal unanimidade na votação do único nome proposto pela própria comissão política, me dissesse pessoalmente:”…não te chateies Carlos, é para perder e é…”;
6º- A culpa?? Obviamente que só pode ser imputada ao Alírio, pela sua teimosia, pela sua total falta de visão política, pela sua total falta de seriedade para com grande parte dos militantes, pela falta de liderança e pela falta de democracia num projecto que mais tarde Aírio reconhece, numa entrevista aos jornais locais, tratar-se apenas de um projecto PESSOAL;
7º – Para que conste, nos três anos em que fui candidato pelo PPD/PSD à Junta das Aves, a votação à CMST foi a seguinte:
Ano de 2001 – 44,07%
Ano de 2005 – 44,71%
Ano de 2009 – 48,42%
No ano de 2009 com a Drª. Elisabete Faria como candidata do PPD/PSD à Junta das Aves, a votação foi de 34,48%, mesmo assim, a melhor votação desde 1976, excluindo obviamente os anos atrás referidos;
8º – Quanto à tal diferença de 775 votos, há que ter em conta que nas Aves tivemos o CDS (que já não concorria desde 2001) que teve 203 votos. A CDU com 265 votos ( + 129 que 2009). Votos em brancos/nulos mais 156 que em 2009.
9º – Fique também sabendo que o PS na Vila das Aves perdeu no ano de 2013, 452 votos em relação a 2009 se considerarmos a soma da lista A e lista B do PS nessas eleições (PS + UPC);
10ª Fique também sabendo Susana, que o PSD teve em 2013 uma das maiores derrotas em Santo Tirso com 13.051 votos (32,74%). No ano de 1982 foi de 13.013 votos (25,85%) !!!!!
Também não podemos esquecer que o PS em 2013 perdeu 3.503 votos em relação a 2009 e que a coligação PPD/PPM perdeu 5.649 votos no mesmo período…
Culpas???? Obviamente de quem conduziu todo o pseudo processo de escolha do candidato do PSD: ALÍRIO CANCELES!
As minhas culpas??!! Segundo o que foi dito no plenário último, espero pelo processo que Alirio vai levantar contra mim (e outros, possivelmente, Passos Coelho e Luis Melo???) e lá apresentarei a minha defesa!!!!
Caro Carlos,
Obrigado por ter trazido aqui esses números e esses factos. Poupou-me o trabalho de o fazer eu próprio.
Quanto a cuplas, acho no mínimo risível que alguém as queira imputar a todos menos áquele que liderou todo o “processo” e se auto-nomeu candidato.
Claro que responsabilidades… assumirei as minhas na altura devida. Espero pelo processo disciplinar do qual eu e vossa excelencia fomos ameacados.
Depois de tudo que disse ao
Sr. Carlos Valente só resta uma opção: Candidatar-se à liderança do PSD.
Caro Joaquim Pinto,
Essa conversa é mesmo digna de gente que gosta de economizar recursos intelectuais.
Então quem dá a sua opinião tem de obrigatóriamente candidatar-se a substituir quem criticou?
Então e se por exemplo essa pessoa não tiver a ambição, ou as condições para o fazer? Deve então estar calada? Não pode falar/dar opinião?
Vossa excelência quando está no café/tasca ou à volta de uma mesa num domingo em família, abstem-se de comentar o que faz o Presidente da República ou o Primeiro-Ministro? Abstem-se de comentar o que faz o presidente do seu clube de futebol, ou o Padre da paróquia?
É que segundo a sua lógica devia então candidatar-se a PR, PM, Presidente do Benfica ou mesmo a Sacristão!!
Carlos Valente deu algumas explicações que merecem reflexão: O ps perdeu 452 votos! Pode concluir-se que a dupla Carlos Valente / Elisabete Faria, para além de perderem 775 votos, não foram capazes de aproveitar o mau resultado do ps, que apresentou um péssimo candidato. Carlos Valente recordou que o pcp subiu (é verdade, teve o dobro de votos para a junta e para a câmara); o cds te e 204 votos e não concorreu em 2009 (para a câmara, o cds, em 2013 nas Aves subiu de 2% em 2009, para 4,24% em 2013); Em 2013 e pela primeira vez, surgiu una candidatura independente para a câmara que obteve 4,62%; Os votos em branco triplicaram; os nulos duplicadan e a abstenção aumentou 10%. Seguindo o raciocínio de Carlos Valente, o que verdade para a junta também se aplica para a câmara! Ou não é assim? Imaginem se nas Aves alguém com responsabilidades no psd fizesse campanha contra a Elisabete/Carlos Valente…???
Agora temos ultimatos??!… “Empurrões” desses são desnecessários. O Carlos Valente já revelou aqui e fora daqui que é uma pessoa de iniciativa e de ideias próprias! Se ele decidir coisa alguma não será seguramente em resposta a provocações mal intencionadas! Aliás, é lamentável essa agressividade com uma pessoa que deu ao partido 12 anos à frente da Junta de Freguesia das Aves.
Cara Susana Moreira, estamos a discutir o quê? Peanuts? Parece-me que o Carlos Valente já deu todas as provas que tinha que dar nas Aves!
Peço desculpa mas limitei-se a fazer una análise dos resultados. As pessoas podem dizer o que entendem e por isso devem ser confrontadas. A democracia não pode ser usada só quando nos dá jeito!
Para a Eduarda uns poden dizer tudo o que entenderem e outros não. Desculpe Eduarda não pode ser parcial.
É curioso que a Susana “censura” o resultado positivo do PSD em Vila das Aves enquanto desresponsabiliza a derrota do Sr. Alirio em Santo Tirso… e eu é que sou parcial?? A sério??
Diz a Susana “que não sabemos aproveitar o mau resultado do PS, que apresentou um péssimo candidato…” .
Se V.Exª soubesse, neste caso, interpretar melhor alguns “sinais”, vindos da rua, do povo, não estaria aqui e agora com esta sua visão acusadora: “não soubemos aproveitar o mau resultado do PS que apresentou um péssimo candidato”????
Que sabe você do candidato do PS nas Aves e da forte/dispendiosa campanha verificada nas Aves (aliás a exemplo da campanha socialista à CMST) apoiada à Junta,pelo ex-presidente C.F. e pelo actual presidente J.C. ??
Mas porventura a vitória do PSD e da Drª Elisabete nas Aves, que se apresentou pela 1ª vez como cabeça de lista à Assembleia de Freguesia, não é uma OPTIMA VITÓRIA e uma confortável MAIORIA de 8 deputados do PSD, para 5 do PS?? Tinha que se lhe exigir mais??
Como teria sido bonita uma vitória do PPD/PSD à CMST, nem que fosse pela diferença mínima!!!
Lamentavelmente, a vitória do PPD/PSD e da Drª Elisabete Faria na Vila das Aves parece que não estava nas previsões daqueles que nunca aceitaram o meu distanciamento de “Todos por Santo Tirso” (coligação PPD/PPM) e também não aceitaram a minha rejeição de participar na lista à Junta ou mesmo na lista à CMST…
Alírio Canceles e outros actuais responsáveis políticos do PSD Tirsense, só tiveram uma palavra de reconhecimento e de parabéns à Drª Elisabete Faria, na terça feira seguinte ao dia das eleições e só depois de eu no facebook ter feito uma referência a este acto vergonhoso e totalmente irresponsável de alguém que quer ser “líder” político…
Para terminar, fique ainda V.Exª sabendo, “que nem sempre o que é verdade para a Junta” é necessariamente a verdade para a Câmara. Esta sua teoria só prova a sua ingenuidade e/ou falta de experiência neste campo…
E, como já disse anteriormente, aguardo o processo de Alírio Canceles, junto da comissão de Jurisdição do PSD distrital, para poder responder às acusações de que sou alvo.
Sem mais,
Cumprimentos
Diz ainda a Susana Moreira: “Imaginem se nas Aves alguém com responsabilidades no psd fizesse campanha contra a Elisabete/Carlos Valente…???”
Pois fique sabendo, Susana Moreira, que em 2009 na minha 3ª candidatura a presidente de Junta, tive como maior opositor um ex-presidente do núcleo do PSD das Aves, militante bem mais antigo do que eu, ex-presidente do C.D.das Aves e vice-presidente da direcção dos Bombeiros.
Joaquim Pereira, que fizera parte da lista do PPD/PSD em 2001, esteve comigo 5 meses como vogal de executivo da Junta de Freguesia até decidir ser presidente do C.D.das Aves, encabeçou uma lista de independentes – UPC, Unir Para Crescer – que consegui 981 votos / 19,05% que em nada impediu a conquista da minha 3ª maioria.
Nesse mesmo ano de 2009, o PPD/PSD ganhou com 57,37% e com o maior número de votos de SEMPRE do PSD à Junta das Aves, 2.955 votos…
O senhor Alirio é mamão?auto-nomeou-se,como é que consegui ter uma boa equipa jovem?os jovens gostam de si foi aqui que se promoveu não foi?.esqueceu-se de distribuir os panfletos na formiga, não sei se aconteceu em outras zonas,mas o outro candidato vencedor também não distribui fica-se a saber o mesmo.
correção:conseguiu,distribuiu,já agora,caminhem no parque da Formiga,está às formigas.
Porque é que em certas terras, não gostam do joaquim Couto?E na terra do Alírio não votam em si?
Na terra do Joaquim Couto,também não votaram nele.
Qual foi a votação do josé Graças e do Pinheiro Machado?Podiam-se ter coligado com o PSD.
Tinha decidido não comentar mais este tema! Face ao teor da resposta do Sr. Carlos Valente que é revelador de uma enorme incoerência, não poderei deixar de o fazer:
Escreve Carlos Valente “Que sabe você do candidato do PS nas Aves e da forte/dispendiosa campanha verificada nas Aves (aliás a exemplo da campanha socialista à CMST) apoiada à Junta, pelo ex-presidente C.F. e pelo atual presidente J.C. ??”. Na verdade, não conheço o candidato do PS à junta mas sei que ele foi imposto por Castro Fernandes e não gozava da simpatia de Joaquim Couto. Também sei que foi uma escolha de último recurso e que era muito fraco! Quanto aos meios…. concordo que foram muitos, tal e qual usou o candidato do PS à câmara.
“Para terminar, fique ainda V.Exª sabendo, “que nem sempre o que é verdade para a Junta” é necessariamente a verdade para a Câmara. Esta sua teoria só prova a sua ingenuidade e/ou falta de experiência neste campo…”. Para o Sr. Carlos Valente, que trabalhou na candidatura da Elisabete, como se fosse a sua própria candidatura “Juntos conseguimos”, a subida da abstenção, os votos brancos e nulos, a subida do PCP e os votos do CDS justificam a perda de 775 votos do PSD para a junta, mas para a câmara…. tudo isso, mais a lista independente e a campanha “CONTRA” de Carlos Valente, não tiveram qualquer impacto na redução de 973 (mais 198 do que a dupla Elisabete/Carlos Valente) da candidatura à câmara? Enfim….!!!
“Lamentavelmente, a vitória do PPD/PSD e da Dr.ª Elisabete Faria na Vila das Aves parece que não estava nas previsões daqueles que nunca aceitaram o meu distanciamento de “Todos por Santo Tirso” ….”. Em 2009 o meu irmão fez parte de uma lista para uma junta de freguesia e pela experiência que tive, fiquei com a sensação de que é a Comissão Politica do PSD quem escolhe os candidatos às juntas? Alguém acha normal que a Comissão Politica do PSD desejasse a derrota da Elisabete ou de qualquer outro candidato por si convidado? Cada um é responsável pelo que diz…!!!
O narcisismo de Carlos Valente ofusca-lhe o raciocínio e daí as contradições! O que acaba de escrever prova que a perda de 775 votos do PSD é de todo incompreensível. Pela mesma ordem de razão, também prova a sua influência junto do eleitorado das Aves, facto que usou para fazer campanha contra a candidatura à câmara, a que não é de todo estranha a perda de 973 votos e consequente a derrota naquela freguesia.
Pelos vistos o investimento na campanha do PS para as Aves foi infrutífero porque foi perdedor!! Para a Câmara, o mesmo não se poderá dizer!
Não acredito que o PSD desejasse a derrota da Dr.ª Elisabete mas acredito que gostasse de “beliscar” Carlos Valente. E aqui, o PSD representa a sua CPC.
Mas o mais lamentável é que em lugar de um agradecimento ou uma palavra de parabéns à vitória de Vila das Aves venham reivindicar 775 votos!
Reivindicaram os votos que se perderam nas outras freguesias? Porque por ex. em Monte Córdova o PSD também perdeu quase 500 votos!! E questiona-se a vitória??
Também não tinha intenção de aqui voltar a este tema…
No entanto e porque não conheço a D.Susana Moreira, que possivelmente também não me deve conhecer minimamente, só mais “duas” palavras:
Como sabe V.Exª que a Drª Elisabete Faria foi convidada pela CPC para ser a candidata à Junta das Aves??? Diga lá se sabe,Susana???
Mais uma vez V.Exª prova aqui que é desconhecedora da realidade política-concelhia do PPD/PSD e está mais preocupada em defender o seu “peão”… e não se preocupe comigo, sou Carlos e não “narciso…” tenho os pés bem assentes no chão e não tenho por hábito “ofuscar-me”, muito menos por si que, repito, nem a conheço!!
Por acaso, fico sem saber qual seria o plano “B” de Alírio para a Junta das Aves se Elisabete Faria não fosse a candidata!!
Digo isto porque o nome da Drª. Elisabete Faria para ser candidata à Junta das Aves, foi uma proposta minha (da minha inteira responsabilidade) ao presidente da CPC, Alírio Canceles, em conversa no parque do Amieiro Galego.
Mais, esta proposta foi apresentada muito tempo antes de Alírio “abrir” o jogo sobre a sua auto-nomeação de candidato à CMST.
Alírio aceitou automaticamente a minha proposta, tendo ficado dependente, simplesmente, da confirmação da própria Drª Elisabete Faria, como era óbvio.
Com a falta de transparência do processo de candidatura à CMST, tudo esteve “por um fio” nesta candidatura à Junta das Aves, mas essas histórias ficam para as “minhas memórias” políticas…
Por tudo isto, PONTO FINAL, Susana. Para a próxima antes de “mandar para o ar”, INFORME-SE e seja mais congruente.
Bom Natal!
O PSD em Santo Tirso não precisa de vitórias? Porque não vão buscar um candidato ganhador? Carlos Valente é a resposta!
Pf Eduarda eu sou uma mera simpatidante e tenho votado no PSD a nível local. Apenas me represento a mim próprio e limitei-me a fazer algumas constaçoes que poden incomodar. Já percebi que em vez de argumentaram preferem desviar a realidade. Eduarda se reparar limitei-me a comparar o que é comparavel. Quanto ao que o PSD fez ou deixou de fazer em relação a Vila das Aves deve perguntar aos seus responsáveis em vez de especular. Da minha parte procurei com o devido respeito contribuir para o debate. Não vale a pena…..
A Susana sem dúvida que “alimentou” este debate, o que eu considero positivo. As suas constatações não me incomodam nada! Agora compreenda que, dizer que eu sou parcial só porque defendo o meu ponto de vista!?…
1. A Susana diz “em vez de argumentaram preferem desviar a realidade”… O que é que aqui foi adulterado?? Podemos olhar só para os números que gostamos mas, os outros não deixam de existir por isso!
2. Diz “se reparar limitei-me a comparar o que é comparavel”… Mas em que momento comparei o incomparável?? E o que é que é comparável ou não?
3. Depois, “Quanto ao que o PSD fez ou deixou de fazer em relação a Vila das Aves deve perguntar aos seus responsáveis em vez de especular.”, em que momento eu especulei alguma coisa em relação a Vila das Aves??
4. Acabar com “Da minha parte procurei com o devido respeito contribuir para o debate. Não vale a pena… ” é que era desnecessário. O respeito foi de parte a parte. E só não vale a pena quando o que nos dizem entra a mil e sai a dois mil. Porque, para que conste, considerei tudo o que disse e os factos que apresentou. Não mudei de opinião mas seguramente fiquei mais informada e mais convencida que é importante a discussão.
O Carlos apoiou a Elisabte para ocultar o buraco que deixou e que é superior a 100 mil euros.
Até a rádio de Famalicão na contagem dos votos, dizia que o PSD ia vence em Santo Tirso, e a rádio de Santo também,mas chega-se ou fim ganha o PS,porque será?
Na rádio de Famalicão até diziam que o PSD ia vencer e sendo assim, a Trofa e Santo Tirso iam deixar de andar às turras em conflito.
Já agora divulga os apoios recebidos para o amieiro galego.
Só com novos habitantes,extraterrestres, em Santo Tirso,é que o PSD,vai vencer?
Então valente o gato comeu-te a lingua? Venham de lá essas explicações.
Então Valente estás a fazer línguas de gato para o Natal?
“… digo isto porque o nome da dr. Elisabatd Faria para ser candidata a junta das Aves, fou uma proposta minha (da minha inteira responsabilidade)”. Este discurso não bate certo! E os militantes do Psd das Aves foram ouvidos?
Visite a aldeia Natal de Santo Tirso,e veja as bonitas iluminações de Natal.Feliz Natal.
Soube hoje que sr Carlos Valente recebeu a tempo inteiro na junta quando estava de baixa psiquiatrica. Já sei que vamos continuar sem esclarecimentos. Pouca vergonha!
Pouca vergonha é o que está a fazer “Vitor Rodrigues”.
O Senhor Carlos Valente – a esse sim, posso chamar de “Senhor” – nunca esteve de baixa psiqiátrica! Sei porque sou amigo dele (não o escondo) e acho que ele faz muito bem em ignorar “Vitor Rodrigues”. Eu sou de Vila das Aves e tenho o prazer de ver Carlos Valente quase todos os dias. E o meu conselho para “Vitor Rodrigues”, que em Vila das Aves ninguém conhece, é de que tire a máscara, ganhe coragem, seja homem pelo menos uma vez na vida e esclareça as suas dúvidas pessoalmente com o alvo da sua constante aflição!
Fica-lhe bem o papel de advogado mas o seu cliente não lhe contou a historia toda. Tenho provas do que afirmo e sei que o seu cliente Carlos Valene foi corrido para Guimarães e ha mais de 10 anos que não faz nada na caixa geal de depósitos. Venham de la essas explicações.
Merry Christmas ,Happy New Year, para o Luis Melo e Companhia.
Pois é o senhor Carlos Valente não nos quer esclarecer. O senhor Alirio pediu uma auditoria á câmara mas não fez o mesmo em relação á junta de S Martinho e das Aves. Dois pesos e duas medidas. Em relação S Martinho o Marco Cunha já fez a sua parte, fica a faltar as Aves. Força senhor Costa, não tenha medo. Temos que denunciar esta gente para que o crime não compense.
Bom Ano de 2014,que os Reis tragam muitas coisas boas,para o Luís Melo e companhia,muitos finos,mas mais sumos de Laranja que fazem mais bem à saúde.
A entrevista de Zé Pedro Miranda ao Jornal “notícias de Santo Tirso” fez-me recordar o início da carreira política do Tino de Rans. Com uma diferença significativa: O Tino afirmou-se, já o Zé Pedro, elegeu-se como o “COITADINHO”.
Coitadinho, porque não queria ser candidato à junta de Santo Tirso, S. Cristina do Couto, S. Miguel o Couto e Burgães, foi empurrado pelas tenebrosas forças do mal. O rapaz só foi candidato porque pensou com o coração e não com a cabeça/razão. “O desafio era difícil” desabafou! Não estava preparado para altos voos, dedução minha!
Coitadinho, com a emoção de ganhar por mês cerca de 2.100 euros, (remuneração do presidente da junta a tempo inteiro), não conseguiu pensar, ou melhor, raciocinar e vai daí… arriscou!?
Coitadinho, porque as ditas forças do mal não o “CONVIDARAM” para ser candidato à câmara. Se o tivessem feito, o CORAÇÃO falaria mais alto (outra vez o coração…)! É certo que não se pronunciou sobre a exigência do desafio (depreende-se que tenha pensado que com ele eram favas contadas, digo eu!).
Coitadinho, porque afinal sempre quer voar (…a nível profissional e familiar…) e não está de momento disponível para novos desafios, leia-se voos (agora já ouviu a voz da razão). Quem sabe mais tarde…. pode ser que….valha-meu Deus!
Coitadinho, porque é um incompreendido (vejam lá… ganhou a junta de freguesia de Santo Tirso, onde era presidente e onde o PSD ganha desde 2001, com mais votos do que os conquistados por ele, é verdade, mas…). Os “malandros” eleitores das freguesias de S. Cristina do Couto, S. Miguel e Burgães, é que são “socialistas” porque se fossem do PSD, ele teria ganho, com toda certeza! Coitadinho…..
Coitadinho, porque só agora é que descobriu que afinal o ex-presidente da câmara descriminou a freguesia que ele liderou durante 4 anos (nunca se ouviu uma palavra a este respeito). Mais vale tarde do que nunca!
Coitadinho, porque foi derrotado por um individuo “MENOR” na escala social (quem é Jorge Gomes para se atrever a enfrentar José Pedro Moreda de Miranda, quem é, quem é?).
Coitadinho, porque nesta entrevista perdeu uma grande oportunidade de mostrar aos Tirsenses que estava à altura do cargo a que se candidatou, e já agora evidenciar a qualidade, que alguns dos seus amigos, achavam que ele tinha. Disse achava! Depois desta entrevista fico com sérias dúvidas?? Zé não poderias ter pregado esta partida aos teus amigos… e agora? com que cara é que eles vão dizer que és o melhor do mundo e arredores?
Coitadinho? porque SIM! Porque ao assumir esta postura pareceu-lhe mais fácil fugir às suas responsabilidades. Enfim… este é o verdadeiro, genuíno e velho Zé Pedro Moreda de Miranda.
Nem toda a gente viu a entrevista.Qual é a entrevista?
Estranho que alguns dos amigos do Zé Pedro Miranda se tenham remetido ao silêncio. Será que ficaram envergonhados com a qualidade da entrevista? Talvez hoje se percebam os motivos que levaram os eleitores a preterir o Zé Pedro Miranda.
[…] Perdeu as eleições com o pior resultado de sempre. Teve o descaramento de culpar outros (ex. Passos Coelho, Carlos Valente e eu próprio). E ainda teve tempo de fazer tiro ao Zé Pedro […]