#RyanAir: O fascínio tuga pela coisa rasca

A Ryan Air anunciou que irá iniciar uma rota Porto – Lisboa (ou será Lisboa – Porto?) nos próximos meses. Naturalmente uma rota que ira ter preços Low Cost.

As redes sociais em Portugal já estão todas excitadas por ter a possibilidade de voar entre Porto e Lisboa, como se fosse algo que necessitassem como de pão para a boca.

É o fascínio tuga por coisas rascas.

Nenhuma viagem Porto – Lisboa de avião compensa, por mais barata que seja, em comparação com uma viagem de comboio no Alfa Pendular. Senão vejamos.

Quem está no centro do Porto tem de se deslocar à Maia para se servir do aeroporto. O que de Metro (desde a Casa da Música) levará cerca de 25 minutos (e custa 1,85€).

A viagem de avião exige que se esteja no aeroporto pelo menos 1 hora antes. E a viagem demora pouco menos de 1 hora (incluindo uma optimistica avião – saída do terminal).

Do Aeroporto até Santa Apolónia – para se ter um termo de comparação válido – o metro leva cerca de 40 minutos (e custa 1,40€).

O comboio pode-se apanhar perfeitamente estando na estação com 15 minutos de antecedência. A viagem do centro do Porto (Casa da Música) até Campanhã demora 10 minutos (e custa 1,20€).

O Alfa Pendular demora cerca de 2h30m a fazer o percurso directo entre Porto – Campanhã e Lisboa – Santa Apolónia, e custa 55€.

Ou seja,

– Viagem de Avião:

  • Tempo – 3 horas e 5 minutos
  • Custo – 3,25€ + bilhete de avião

– Viagem de Comboio:

  • Tempo – 2 horas e 55 minutos
  • Custo – 1,20€ + bilhete de comboio (55€)

Já para não falar no facto de os vôos da Ryan Air serem apenas de manhã, o que obrigaria muita gente a pernoitar em Lisboa – pagando alojamento + alimentação.

A isto, soma-se o excelente serviço do Alfa Pendular versus a forma vergonhosa como a Ryan Air trata os passageiros. E também o evitar de passar em controlos e seguranças.

Mas claro, o tuga fica todo excitado com a Ryan Air, e o Low Cost. O mesmo tuga que, de certezinha, continuaria a querer a construção do TGV.

Mas o que se há-de fazer? Comboio é para o “pobre”… nós, o tuga “rico” (mas pobre de espírito) gostamos é de coisas sofisticadas como Aviões e TGVs.

15 Responses to #RyanAir: O fascínio tuga pela coisa rasca

  1. José Fonseca diz:

    Só um reparo, já viajei dezenas de vezes no Alfa e nunca fiz 2.30 de viagem. No entanto poderá existir algum que o faça de forma directa, mas agora não me dá jeito consultar os horários.

  2. Cristiano Araujo diz:

    Entre Porto e Lisboa, as diferenas sao poucas. Mas para Faro a diferena enorme.

  3. António Patrão diz:

    O Luís Melo fala do que não sabe, ou andou de alfa nos tempos da outra senhora. E já agora a ponte Porto-Faro já existiu e era feita pela PGA.E a Porto-Lisboa é feita exclusivamente pela TAP.Se calhar também não pensou que poderá servir para passageiros que já estejam noutro voo fazerem também essa ponte . E se não há tráfico suficiente(Faro-Porto) é porque nunca existiu um companhia low cost que o fizesse. Quanto à tão benéfica CP, e ao seu muito apregoado alfa-pendular, raras são as vezes que cumpre o horário, quanto muito fá-lo no horário das 6,30 h (rápido) que é o que se refere mas são muito poucos e não são 2,30 h. De resto é uma desgraça, para não falar de a maior parte das vezes estar em greve e nem saem da estação. Acho muito bem que haja uma ponte aérea doméstica low cost.Não é necessário ter bolachas e chazinho por tão pouco tempo de voo e para quem o carro ou o autocarro não é uma solução, estar condicionado à porcaria de serviço que a Cp presta, pode ser que lhes faça abrir a pestana ou então que fiquem (mais) às moscas.Quanto à demora no aeroporto, como é evidente é uma entrada rápida por ser voo doméstico, não necessita de ir para lá com horas de antecedência, só se quiser ir às compras para descobrir que não é tax free. Já agora, eu sei que se calhar esta passou-lhe despercebida, não quer falar da taxa € 0,50 cobrada pela CP APENAS nos transportes suburbanos do Porto? E já agora no seu tempo o Alfa não parava no Oriente? faça as contas e tire lá os 40 minutos, porque santa apolónia (no seu termo de comparação válido) é também tudo menos central!
    Este sentimento contra a tuguisse, como se fossem os únicos a andar de Ryannair ou de usufruir de companhias low cost preterindo às pomposidades de outras é que me custa bem mais a engolir.

    • Luis Melo diz:

      Caro António Patrao,

      1. Durante 4 anos e meio vivi em Lisboa. Entre 2007 e 2012. Todos os fim-de-semana utilizava o servico de Alfa Pendular para o Porto ou Coimbra. Sei bem do que falo. Provavelmente andei mais vezes nesse circuito que o senhor.

      2. A rota Porto-Faro existiu, como bem diz, feita pela Portugália, num tempo em que ainda havia dinheiro para injectar em empresas públicas com áreas de negócio a dar prejuízo.

      3. Voos de ligacao sao diferentes de “pontes” entre duas cidades. Nao existe “transito de passageiros” suficiente que valha a pena ter uma “ponte” entre Faro e Porto.

      4. Atrasos todas as companhias aéreas e terrestres tem. A CP nao é excepcao, bem como nao o é a Ryan Air. A questao é como é que essas empresas tratam os passageiros nessas alturas. Na Ryan Air é bem conhecida de todos a forma vergonhosa (ver mais recente episódio aqui http://www.youtube.com/watch?v=ASDuLY3F4v0). As greves afectam todos. Há e haverá greves de maquinistas, pilotos, pessoal de terra, etc.

      5. Ninguém aqui está contra o trajecto Porto-Lisboa da Ryan Air. É com certeza bom, quanto mais nao seja para haver concorrencia com a TAP. Mas o cerne da questao neste post é o excitamento com algo que nao é nada de especial.

      6. Experimente ir para um voo, seja ele qual for, com menos de uma hora de antecedencia e depois diga-me quanto custou comprar novo bilhete por ter perdido o aviao.

      7. O Alfa Pendular pára, e sempre parou, em VN Gaia, Coimbra, Oriente e Santa Apolónia. Demora 2h30m.

      8. Nao consigo entender para que é o tom agressivo do seu comentário. Se nao concorda, ou nao consegue rebater com ARGUMENTOS, os FACTOS que apresentei, tem bom remédio: use a Ryan Air em vez da CP.

      • Anónimo diz:

        Pode ter turistas estrangeiros e turistas portugueses de Porto -Faro ou Faro-Porto.

  4. António Patrão diz:

    1-Caro Luís Melo, a minha única irritação é para com a CP, e contra o monopólio da ligação para quem necessite fazer a viagem Porto-Lisboa quando o automóvel não compensa por razões várias .
    2-O autocarro é e continuará a ser a versão verdadeiramente low cost deste trajeto,pelo menos esses sim cumprem escrupulosamente os horários, e não há “direito” a greves, só que demoram uma eternidade.
    3-Estou sim contra, e nisto discordamos educadamente, a ideia do “bom” serviço que a CP presta nomeadamente no alfa pendular.
    4-Eu da minha experiência pessoal na Ryanair tenho 0 queixas, mas também pouco utilizei,e também não irei fazê-lo apesar do seu conselho porque já sei que a mala de viagem(grande) paga-se à parte,e é desde logo uma condicionante a juntar à que referiu, mas não pelo fator tempo que usou para defender a sua posição.
    5- Disse pontes,e reafirmo, porque não necessita de fazer o percurso sempre na mesma companhia aérea como até aqui(quando era só na TAP). Quando viajava noutra companhia low cost que só aterra em Lisboa , só tinha como alternativa ir apanhar o comboio mais abaixo.
    5- Da CP conta-se pelos dedos da mão as vezes em que fui exemplarmente servido. Mas também lhe digo que isso também se aplica à Metro Lisboa, inversamente proporcional à Metro do Porto, curiosamente.

    Contra os factos que apresentou rebati-os um a um, e mais se calhar não tinha..
    a) Tempo de viagem é superior às 2,30 h mesmo no rápido.(2.43h prevista)
    b) Ida até Santa Apolónia não é necessária, se tem Oriente,logo encurto em 40 minutos a sua estimativa, e até fica a 5 minutos o Aeroporto do Oriente (de Metro).
    c) preço do voo é de 20 euros(pelo menos na fase inicial) contra os 30,30 do Alfa.
    d) aqui tem uma viagem no alfa a título de exemplo.
    Porto – Campanha 07h45
    Devesas 07h50
    Espinho 08h00
    Aveiro 08h21
    Coimbra-B 08h47
    Pombal 09h10
    Entroncamento 09h39
    Santarem 09h57

    Duração 2, 55 h (nunca demorei menos de 3h)

    Todos os outros são 2,43 h ..

    um abraço!

    • Luis Melo diz:

      Ah ok… é que por momentos pensei que o tom agressivo era comigo.

      1. O António diz no seu primeiro comentário “O Luís Melo fala do que não sabe”, mas neste segundo já confessa “mas também pouco utilizei”. Ou seja, quem fala do que nao sabe, aparentemente é o António e nao eu.

      2. Eu voei várias vezes com a Ryan Air. Nao só para Portugal como para outros destinos. Talvez tenha tido um servico a horas em 5% das vezes. Mas um mau servico ao passageiro em 100% das vezes. Algumas delas a ultrapasar os limites do razoável. Mas nao é de admirar, tendo em conta o que o CEO da companhia pensa dos passageiros (algo que também o António é capaz de ignorar).

      3. Se sabe que “a mala de viagem (grande) paga-se à parte” pode também adicionar esse custo ao valor total, já que eu nao o fiz.

      4. Como disse, andei centenas de vezes no Alfa da CP. Fui sempre bem servido. Os atrasos esses, sao mais frequentes do que o desejável. Mas a culpa nao é só da CP. Outras empresas também operam nas mesmas linhas, pelo que há condicionantes. E além do mais a CP nao é dona das linhas.

      5. O preco do voo Porto – Lisboa na Ryan Air, que eu saiba, ainda nao é conhecido. Mas o António fará o favor de, no primeiro dia, ir comprar um bilhete e dizer-me quanto custou. É que no comboio, chega á bilheteira e compra sempre a 55€, e no aviao, pode ser que – com 3 meses de antecedencia – arranje a 20€. Doutra forma, se chegar e comprar para o dia seguinte, vai ver que nao custa isso.

      6. Quanto ao trajecto que colocou aqui do comboio, se quiser até pode ir buscar o exemplo do comboio regional que para em todas as estacoes e apeadeiros. A verdade é que o trajecto normal do “Comboio Rápido Alfa Pendular” é Porto, VN Gaia, Coimbra-B, Oriente, Santa Apolónia.

  5. António Patrão diz:

    Luís Melo, não use as minhas palavras para fora do contexto tirar as conclusões que quer, e mandar a sua farpa. Sobre este assunto é meu último post por isso cá vai:
    1 Quando disse que “pouco utilizei” foi especificamente ” aos voos da Ryanair”, não ao comboio, não confunda, porque fui muito claro, até está por pontos, como as suas respostas.
    2 Bem, o CEO da ryanair não será com certeza a melhor pessoa do mundo, e portanto à frente verá primeiramente o lucro e só depois as pessoas e o muito certamente o seu bem estar.(mas curiosamente no próprio artigo que cita, fala de algumas alterações que fizeram devido a queixas dos próprios passageiros) E já se sabe que low cost não é equivalente a tratamento pessoal e diferenciado. Quando é aquilo que eu sei, até há pouco nem havia lugares marcados, fazendo com que a Ryanair fizesse overbooking em vários voos, o que ainda faz. Prática comum como também o é a resolução desses problemas, pela colocação noutro voo em troca do dinheiro do bilhete (desta parte saberei um pouco mais que o Luís, provavelmente).
    A própria colocação dos lugares é feita para caberem o maior número de pessoas,daí haver a necessidade de levar menos carga no porão, é assim o seu modo operacional.
    3 O que o Luís também aparenta desconhecer é que mais que uma mala também se paga na CP no serviço alfa, mas os revisores fecham os olhos a isso.
    4 Outras empresas também operam nas mesmas linhas, deve estar a referir-se à rede de mercadorias, no entanto a CP controla a de passageiros, e era a isso que nos reportávamos.E se é assim, também posso dizer que não é a Ryanair que domina os céus e os aeroportos, e também se sujeita ao trafico aéreo, as indicações da Torre, à meteorologia, e às regras de voo, à constante monitorização, se calhar com bem maior dificuldade que uma rede de comboios, que em muitos pontos não depende de nada disto,ou não acha que será assim?
    5- O preço já foi avançado € 19.99 :http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/transportes/aviacao/detalhe/ryanair_liga_porto_a_lisboa.html , lamento que não se tenha informado sobre o assunto.Atente às minhas palavras um post atrás ( pelo menos inicialmente será este o preço)

    6- eu coloquei o trajeto de um alfa pendular que é do meu conhecimento,não foi de um regional nem de um suburbano nem do intercidades nem do regional, curiosamente era na maior parte das vezes o que apanhava, outras vezes era o rápido, por isso sabia da sua existência.

    7- novamente, reitero que foi puro engano a sua percepção de tom agressivo…até porque tenho em muito boa conta. Apenas desgosto da maneira que descontextualiza os comentários(um hábito seu) para vincar a sua posição, mesmo quando não está totalmente certo ou algumas(poucas?) vezes errado.

    Cumprimentos.

  6. António Patrão diz:

    *tráfego, não tráfico, obviamente. Se bem que companhias low cost também se assemelhe a práticas de cartel. Cump.

  7. Anonimo diz:

    mESMO DE AUTOCARRO AS VIAGENS SÃO MAIS BARATAS,O PREÇO PODIA SER MAIS BARATO,SE CALHAR COMPENSA PARA O ESTRANGEIRO.

  8. Anonimo diz:

    oS FUNCIONÁRIOS DA CP SÃO CÁ UNS MAMÕES.

  9. Ricardo diz:

    “O facínio tuga pela coisa rasca” e a velha mania tuga de ser “má lingua”… enfim, é o que temos…

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto: