Jovem licenciado emigra para a Venezuela!

Desde há uns meses/anos para cá que os media portugueses são férteis em reportagens/programas sobre jovens licenciados que emigraram. Esses programas/reportagens têm como objectivo colocar sobre os ombros do actual governo a responsabilidade por essa emigração, ao que chamam de brain drain.

Nesses programas/reportagens tem sido cada vez mais frequente a entrevista a jovens licenciados emigrados no Reino Unido (UK), nomeadamente em Londres. Sei bem porquê. Estou emigrado em Londres faz hoje exactamente 2 anos e tenho assistido “in loco” à chegada de uma quantidade pouco expectavel de portugueses.

Ontem, no Prós e Contras, não foi diferente. Entrevistaram mais um jovem licenciado, emigrado no UK – escolhido a dedo pela direcção do programa. Depois de ter visto a sua declaração ouvi mais 10/15 minutos de programa e – apesar de apreciar ouvir o Miguel Gonçalves ou o Rodrigo Adão da Fonseca – não suportei ver mais.

Se estes coitadinhos emigraram empurrados por um Governo liberal malvado, porque não foram para Cuba, Venezuela ou Coreia? Porque emigram eles para o UK? Um país governado por dois partidos: o Conservador (que defende o legado de Margaret Thatcher) e o Liberal.

Se a culpa de terem de emigrar foi dos “ricos” e dos “empresários”, porque vieram eles para um país onde, só na capital (Londres), existem 340 mil milionários?! Porque não emigraram para a Venezuela onde o Governo quer acabar com ricos e empresários à força da lei?

Sou jovem (talvez esteja no limiar com 35 anos), licenciado (não que isso seja relevante mas apenas para me incluir no “grupo-alvo”) e emigrante em Londres. Vim por opção. Se houve algo externo à minha própria vontade que me fez emigrar foi a tacanhez e a mesquinhez do ambiente em Portugal.

Foram os portugueses que se queixam dos Governantes (que eles próprios elegem à sua imagem), dos empresários (dos quais dependem para ter emprego e trabalho – sim porque não basta abrir uma empresa e criar empregos. É preciso arranjar trabalho!), e dos ricos (que apenas invejam, mas na realidade gostariam de imitar).

27 respostas a Jovem licenciado emigra para a Venezuela!

  1. PIB diz:

    Eu também estava a ler o seu artigo, e quando li que aprecia o Miguel Gonçalves, li mais uma ou duas linhas e “não suportei mais”. Miguel Gonçalves é o chamado vendedor da banha da cobra. Com a sua filosofia barata de algibeira vai ganhando os seus trocos. No seu círculo mais restrito de amigos fica clara a sua estratégia: ele é bom a vender a banha da cobra, por isso foi “bater punho” com ela e ganha a vida assim. Nas uma ou mais duas linhas que li, veio o argumento do costume: “eh pah, vai mas é para Cuba, Venezuela ou Coreia do Norte”… o argumento enviesado de sempre.

  2. C. diz:

    Realmente esse Miguel Gonçalves é uma nódoa na sociedade. Suposto impulsionador, inovador, empreendedor…é daquele tipo de pessoas que preparou um discurso e diz sempre a mesma coisa, sempre. Para mim o que ele diz vale zero. Ele que vá “bater punho” e vender pipocas para o cinema de santo Tirso ou Famalicao…

    Caro Luis sou um leitor assíduo do seu blog e está é a primeira vez que faço um comentário.

  3. Chocolate diz:

    POIS A INGLATERRA É UM PAIS LIBERAL POR ISSO TEM UM BOM DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO,É O QUE O PASSOS ESTÁ A FAZER,E OS PAIÍSES LIBERAIS,SÃO OS QUE ESTÃO MAIS DESEMVOLVIDOS ECONOMICAMENTE, E CRAM MAIS OPORTUNIDADES DE EMPREGO.QUAL É PROBLEMA DE EMIGRAR,SE A EUROPA É GLOBALIZADA,NÃO HÁ EMPREGO PARA TODA A GENTE,OU ENTÃO CRIAM O SEU PRÓPRIO EMPREGO.

    • Chocolate diz:

      Exportem,assim terão trabalho.

      • Chocolate diz:

        E poupem,e poupem..

      • Chocolate diz:

        Criem algo diferente ou inovador,ou misturem o tradicional com o inovador.E têm em conta a localização.E conheçam o produto.

      • Chocolate diz:

        eXportem,houve aumento das exportações, e da agricultura,e do turismo.Há futuro nas exportações do peixe,das frotas da pesca,no turismo do mar,do surf,turismo do rio,do interior,das vilas,das aldeias históricas,da cidade,turismo de saúde,de estética,nos idosos,no calçado,em Felgueiras,com exportações,e do textil,com duas fábricas com sucesso,no Minho e Santo TIRSO,com exportações.

      • chocolate diz:

        Há futuro no turism relegioso,da natureza,do artesanato,gastronómico,cultural,animação cultural,na floresta,na informática,na área científica…

      • chocolate diz:

        No turismo musical,turismo desportivo ,no final da champions,taça dos campeões europeus em Lisboa com hotéis esgotados,na arte urbana,arquitectura,na exportação de doces,aumento da venda do cosméticos nacionais,e com exportações,no microcrédito com costureira,sapateiro,investimento estrangeiro Auto-Europa,com criação de emprego….

      • chocolate diz:

        Turismo de Vestuário e de compras,turismo do vinho,enoturismo,turismo académico,turismo rural, e com cavalos lusitanos.Exportação de Marmores,exportação de mobiliário em Paços ferreira,de cerâmica,apicultura com exportação…

      • chocolate diz:

        Turismo das Amendoeiras em flor,cerejeiras em flor,japoneiras,da flor,turismo do azeite,rota do azeite,azeite artesanal,cerveja artesanal, da fruta,agro-pecuária,feiras medievais,inovação na medicina e na área da medicina,inovação na área fermaceutica com exportação de medicamentos.

      • chocolate diz:

        Turismo das praias,praias fluviais,festa da Rosa,noite Branca,Carnaval,Santos Populares,animação de rua,turismo de cinema com a presença de Bollywood a fazer um filme em Lisboa para promover Lisboa,de Teatro e de teatro de rua,turismo voluntário com as rotas solidárias no norte,turismo de deficientes com melhores acessibilidades nas cidades,no voluntariado com aproveitamento de sobras de restaurantes,de fruta e legumes e peixe para carenciados,que devem ter cursinhos de gestão e gerir o dinheiro.Turismo termal,na reciclagem,cortiça com exportação,pneus em Ribeirão com exportação,designer,requalificação urbana com construtores civis e engenheiros civis,emigrante veio buscar construtores civis a Portugal para construir uma cidade chinesa em França,inovação tecnológica,inovação social,hortas urbanas, e solidárias e cursinhos da agricultura e jardinagem também para o stress e hortas rurais,neste governo doze empresas investiram na criação de quatrocentos empregos com beneficios fiscais..emprendedorismo cooperativo,energias renovaveis,e aproveitar a experiência de vida.

      • Chocolate diz:

        turismo dos Moinhos,Moinhos do pão,dos Castelos,dos Mercados,das feiras,feira de artesanato,das facas das Caldas da Rainha e Trás-os Montes, dos latões, do cobre,do Livro,da montanha com neve,Serra da Estrela,Cortejos Etnográficos,Rachos focloricos,agricolas,Rusgas,festa das Feiras Novas,sexta feira treze em Montalegre,festa dos Tabuleiros em Tomar,Festa em Campo Maior nas ruas com decorações de papel feitas à mão ,festas relegiosas com tapetes em flor,turismo arqueológico,sénior,audivisual e multimédia.Gestão e Marketing, e comunicação, publicidade , economia,educação,ourivesaria e exportação.turismo de Moda,Misses e Misters.Medicina alternativa,chinesa…Vão ser utilizados Construtores Civis para tirar Amianto da PSP.

      • chocolate diz:

        Aldeias de xisto, salinas de flor de sal Tavira o Douro é bonito e o Porto é bonito e foi eleito pelos turistas europeus ,.Um estudo em 2008 ,diz que 70 e tal por cento, dos patrões tinha ensino básico ou menos tinham baixa capacidade organizativa e gestão originando a não inovação,originando baixa produtivade e competividade e os trabalhadores também tinham o ensino básico ou menos,tendo dificuldade de adaptação originando baixa produtividade.Os patrões deviam ter cursos de gestão e gerir dinheiro e cursos profissionais e os trabalhadores deviam ter cursos profissionais.

      • chocolate. diz:

        Turismo alternativo,turismo fotográfico,turismo de artesões,turismo de dança e exercicio físico, bares ,cafés,aldeias de xisto,cicloturismo, turismo dos transportes,metro,eléctico…medicina preventiva,nutrição,psicologia,fiscalistas,fiscais,gestão,cursos profissionais,escola digital.

      • chocolate diz:

        Há futuro na robótica,,3D incentivar os jovens a continuar com profissões antigas,como artesanato,cestaria ,ferreiro,bordados ,arraiolos,sapateiro,etc,equitação terapêutica, animal terapêutica,música terapeutica,turismo do ensino do surf a crianças e estrangeiros, e barco a remos,cicloturismo em caminhos de ferro e houve uma inovação de uma bicicleta para andar em cima dos caminhos de ferro,na natureza.turismo do ensino gastronómico.

      • chocolate diz:

        E política empresarial.

    • chocolate diz:

      Para criar o próprio negócio,têm de criar algo diferente.ou inovador,ou misturar o tradicional com inovador,se lançar um produto têm de conhecer o produto,como vinho,flores,etc, e dão trabalho a outras pessoas, têm de ter em conta a localização, se é movimentado,etc.

    • chocolate diz:

      Cursos profissionais e escolas digital.

    • chocolate diz:

      A euromobilidade ou emigração também devia ser feita para certos países da Europa que tem falta de certas profissões,e no Mundo..

  4. Pimba diz:

    O povo podia ser pimba com cultura

  5. Peçam facturas diz:

    Peçam facturas assim haverá menos imopostos,com o nif.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: