Eleições do FC Tirsense. Espelho da sociedade

Não sei, e sinceramente pouco me importa, quando são as eleições no FC Tirsense. Não sou sócio e por isso, nem que quisesse, não posso votar. Já fui sócio, nos anos 90. Deixei de ser, quando me apercebi que o clube não trazia valor acrescentado à sociedade Tirsense. Exactamente o que fiz e faço noutras instituições das quais sou membro/sócio. A partir do momento em que passam a ser um “couto” de uma pessoa ou grupo de pessoas que apenas olham pelos seus interesses – deixando de lado o objectivo do bem comum, para o qual de resto foram criadas – eu deixo de pagar cotas e suspendo/termino o meu vínculo de membro/sócio. É uma questão de princípio e de boa gestão do meu tempo e dinheiro.

Tenho seguido com particular atenção (não confundir com interesse) a recente “luta” pela direcção do clube. Isto depois de incompreensivelmente o FC Tirsense ter passado anos com Comissões Administrativas, umas atrás das outras. Nunca percebi – mas talvez um dia alguém me possa explicar – porque é que quem se disponibilizava para fazer parte dessas Comissões Administrativas desaparecia nas alturas em que (por obrigação estatutária, presumo) se abria um processo eleitoral para a direcção do clube. Processo esse que invariavelmene terminava com nenhuma lista concorrente.

Olhando para as candidaturas, só me ocorre dizer que começa a ser recorrente e preocupante, que em Santo Tirso não haja gente disponível, com capacidade e competência, para assumir cargos de direcção nas mais diversas instituições do concelho. Do desporto à cultura, da educação à solidariedade, passando por outros sectores, a maioria das instituições Tirsenses está entregue a pessoas que não preenchem todos os requisitos para “dirigir”. Porque é disso que se trata quando falamos da direcção de uma organização. Não generalizando, porque há excepções, a maioria é fraca.

Focando-me nas eleições para a direcção do FC Tirsense há algo que me atinge como um raio: as mensagens que ambas as candidaturas têm partilhado nas redes sociais. Nem quero imaginar as conversas e acções que vêm sendo tomadas fora do mundo digital. Sinto vergonha alheia, pelo facto de haver candidatos que nem português sabem escrever. Que publicam mensagens desestruturadas, cheias de erros de ortografia e de sintaxe. E se na forma essas mensagens são horríveis, então no conteúdo nem se fala. É, como se costuma dizer, de uma pobreza franciscana.

Ambas as listas, mas também os seus candidatos, publicam mensagens onde há de tudo menos o que seria de esperar. Ou seja, ideias, um programa, uma estratégia bem definida. O que há é o costume (em futebol mas também na política e noutros sectores), nomes e promessas, promessas e mais promessas. De quê? De nada. Promessas vagas, avulsas, e muitas vezes irrealizáveis. Mas os candidatos e as listas fazem-nas na mesma. Que importa? Neste país ninguém cumpre mas também ninguém é julgado ou avaliado por isso. Nas próximas eleições já ninguém se lembra. “Fazer o FC Tirsense maior”. O que quer isso dizer? Nada. Absolutamente nada.

Mas as promessas são apenas uma pequena parte das mensagens publicadas. A maior parte dos textos são para atacar o adversário. Insinuando que o adversário faz insinuações. Acusando o adversário de fazer acusações. E de resto é o habitual puxar de galões e medir de pilinhas. Na verdade pouco mais podem mostrar ou comparar. Porque tanto uns como outros têm muito pouco de si para falar. De resto, as recorrentes juras de amor e de morte (uma das coisas mais estúpidas do nosso futebol). “Tirsense até morrer” fazendo lembrar o inconsciente e imbecil slogan da claque Juve Negra há muitos anos atrás “O Tirsense é a minha droga, quero morrer de overdose”. Mas enfim esses, nessa altura, eram adolescentes.

Confirmar nesta troca de galhardetes, que o saneamento financeiro e a recuperação do FC Tirsense tem vindo a ser feito com o apoio da Câmara Municipal de Santo Tirso (CMST). Gastando recursos e dinheiro que todos nós pagamos como contribuintes, numa instituição que provavelmente já não deveria existir – tantas foram as falcatruas e as ilegalidades cometidas no passado longíncuo e recente. Na verdade, o FC Tirsense (como outros clubes grandes e pequenos) são o espelho do país. Do qual um grupo de gente menor se apoderou e governou. Chupando o mais que podia, até ao tutano. E partindo depois, deixando para trás apenas cacos.

Para finalizar uma palavra sobre o tópico eleições. Para mim, que sou democrata verdadeiramente, haver mais do que uma lista candidata é sempre saudável. É sinal de que há pluralismo de ideias. E é desse pluralismo que normalmente nascem as melhores escolhas e soluções. Como disse Pedro Fonseca (conhecida figura Tirsense) no seu Facebook, deveria ser um sinal de que o clube está bem e recomenda-se. Infelizmente não é isso que pensam listas e candidatos. Gente que, tal como outros que conhecemos, prefere não ter adversários. Fazendo lembrar regimes/organizações autocráticas e ditatoriais. Ao invés de esgrimir ideias, atacam-se pessoalmente.

16 respostas a Eleições do FC Tirsense. Espelho da sociedade

  1. XR diz:

    é tudo para o tacho…como na CMST

  2. Paulo Gouveia diz:

    Sinto-me tentado a concordar parcialmente com o Luis. Há gente que dá para tudo! Zé Pedro Miranda coleciona derrotas. Depois de perder a junta de freguesia, tentou o futebol, alinhando com Ricardo Rossi numa lista para gerir o F. C. Tirsense, que acabou derrotada. Para aqueles que defenderam com unhas e dentes a candidatura do Zé Pedro à câmara, a resposta não tardou.

    • ervas diz:

      O Jorge Gomes limpa as ervas das freguesias.

    • S.Bento diz:

      Na Festa de São.Bento porque é que não tem a procissão, se todas as festas religiosas tem uma procissão,e não há umas Marchas ou rusgas e um cortejo etnográfico e histórico? .E o DJ . Alvim e os carroceis à beira da igreja?.

  3. iiiii diz:

    Culpadas são as mães.

  4. José Fernandes Silva diz:

    Gostava de ouvir aqueles que antes das eleições autárquicas defenderam o José Pedro Miranda, e que desde a inqualificável entrevista ao jornal “Noticias de Santo Tirso”, sustentado pela câmara, desapareceram. Se a covardia pagasse imposto, muitas destas personagens já não tinham lugar para carimbo.

  5. Fernando Machado diz:

    Pedro Fonseca, figura ou figurão? Obviamente FIGURÃO! Este jogador há anos que anda a mamar na teta do Couto! É público e foi notório que este FIGURÃO subverteu a pseudo associação cívica Amar Santo Tirso para promover o Couto. Alguns elementos desta pseudo organização cívica, bateram com a porta, porque não pactuaram com a subversão e subjugação daquela associação aos interesses pessoais e mesquinhos do seu líder. Lamentavelmente, algumas pessoas com credibilidade, que não é o caso do FIGURÃO (e não vou abrir o livro), talvez por ingenuidade ou falta de coragem não bateram a porta e foram tolerando a dita organização cívica. Alguns mesmo com os amigos lá apontavam o dedo a Pedro Fonseca, ou Pedro Galo, como também é conhecido, mas na hora da verdade…???Temos pena!

  6. Paulo Gouveia diz:

    A lista perdedora foi apoiada pelo presidente da câmara de Santo Tirso!

  7. Transparência diz:

    Tem muita razão Paulo! Foi este figurão, à data diretor municipal de comunicação na câmara de Gaia, que em 2013 encheu os bolsos à Mediana, empresa propriedade de Joaquim Couto e da mulher Manuela Couto, com a celebração de um contrato de prestação de serviços no valor de 72.500 €, por ajuste direto, ou seja, sem concurso, como se pode comprovar através do link:
    http://www.base.gov.pt/base2/html/pesquisas/contratos.shtml#690854

  8. Fernando Machado diz:

    Tudo malta FIXE…!

  9. Bem, mudando um pouco de tema mas mantendo a mesma essência fico admirado, como sendo o Luís uma pessoa atenta a este tipo de coisas, ainda não comentou o facto de este novo executivo da câmara ter transformado a politica municipal num mero centro de eventos mediático, promovendo medidas na comunicação social, falsas ou melhor disfarçadas de verdadeiras!
    Como ainda hoje saiu a descida do preço da água no total de 0.49% e só no primeiro escalão (ou seja em cada euro passamos para 0.961 desconto de 0.0049€ por metro cúbico até 5m3 porque depois a “baixa” é de 0). Mas a noticia quem lê… pensa que desceu 50%…. lol aliás o dinheiro dos nossos impostos será para entregar à Indaqua sendo assim esta empresa não perde nada e ainda assim não gasta o seu dinheiro (investimento) em novas redes…
    Depois a questão das refeições nas escolas, mais propaganda para a Mediana e para a empresa que vai ganhar o concursos das refeições, pois que a questão é exactamente esta, não existe razão efectiva para aumentar os custos, visto serem as associações de pais a gerir esta questões, e quem melhor os pais para tomar conta dos filhos e envolvendo-os directamente nas actividades da escola dos filhos…
    A história da feira medieval… que barraca, a mesma empresa que realizou o evento cobrou o mesmo valor mas o intermediário cobrou 3X mais… para o mesmo evento idealizado por uma associação tirsente, mas pelos vistos a de vila do conde de onde é natural o novo acessor do presidente um tal de “terrugem” coincidencia talvez!
    O saneamento e abastecimento de água ao vale do leça que há dias atrás foi anunciado na comunicação social, como sendo executada pela câmara, nada mais falso vai ser executado pela Aguas do noreste através da concessão mas se procurarem bem no contrato assinado entre a câmara e as aguas de portugal através da ministra dp CDS, verificarão que santo Tirso vai ser dos concelhos menos beneficiados em termos de metros de rede construída, no entanto sendo o concelho com mais clientes no momento, talvez daí Famalicão (PSD) não ter entrado e outros ainda de maior dimensão!
    Já para não falar das dezenas de contratos de parcerias técnicas… tipo audio visual… esta nem vale a pena comentar pois até o “camões perdia a pala”, pelos vistos não cobrou nada na campanha e quem paga agora são os nossos impostos.
    Desculpem o “portugalês” mas foi escrito no móvel de “corridinho”..
    Mas mais virão estejam atentos ao basegov, alguns passam por lá outros passam ao lado por portas travessas.

  10. ANONIMO diz:

    AMIGO SERROTE TUDO O QUE DIZ É VERDADE. TODOS SABEMOS COMO FUNCIONAM AS COISAS NA CMSTIRSO. A QUANTIDADE DE CONTRATOS QUE VAO PARA OS AMIGUINHOS, PARA OS APOIANTES, A QUANTIDADE DE PESSOAS QUE ENTRARAM NA CAMARA QUE ANDAVAM A FAZER CAMPANHA, BASTA VER ALGUMAS FOTOS DA JS E DO PS E AGORA ANDAM LA TODOS A MAMAR. VOLTA CASTRO FERNANDES ESTAS PERDOADO. É QUE NEM PROCURAM OS MELHORES PREÇOS, É TUDO PARA AS EMPRESAS AMIGAS. GRANDE MEDIATISMO QUE O COUTO AGORA FAZ, BAIXA 1 CENTIMO NO LITRO DA AGUA E APARECE EM TUDO O QUE É JORNAL SE O COUTO TIVESSE GANHO A CAMARA DE GAIA ESTAVA AGORA EM SANTO TIRSO???? ACABARAM-SE OS TAXOS E LA TEVE ELE DE VOLTAR A TERRA DE ONDE UM DIA FOI ESCORRAÇADO POR SE TER METIDO COM MENINAS DE CARACTER DUVIDOSO QUE NAO FAZIAM CONTRIBUIÇOES PARA A SEGURANÇA SOCIAL. TANTOS PODRES TANTOS PODRES. SANTO TIRSO É UMA CIDADE PARADA NO TEMPO, TENHO NOJO DE SER TIRSENSE!! CUMPS DE UM CIDADAO ATENTO E REVOLTADO COM A NOJEIRA QUE SE PASSA NA NOSSA CIDADE

  11. Transparência diz:

    E a Associação Humanitária do Bombeiros Tirsenses (AMARELOS)…? Ninguém fala da gestão danosa imprimida pela dupla Carlos Oliveira e Joaquim Fernandes? Ninguém se inquieta com a situação de falência desta instituição por força dos investimentos ruinosos da referida dupla, concretamente no hotel em Castro Laboreiro, que está a delapidar as finanças dos Bombeiros e a conduzir a clinica para a bancarrota, para divertimento de Carlos Oliveira & Cª? Ninguém fala das eleições que ocorreram em ambiente secreto, para ficar tudo na mesma? Ninguém se preocupa que o ex-deputado do PSD, Carlos Oliveira acompanhado do seu amigo de sempre, Joaquim Fernandes, tenham integrado o José Pedro Miranda na direção, para que este sirva de teste de ferro, e no futuro próximo, assuma a liderança da instituição para branquear a gestão danosa dos seus amigos? Encobrem-se uns aos outros e fica tudo em família? Por que razão as autoridades competentes não ordenam um a auditoria às contas dos Amarelos? Por que razão andamos nós a pagar as mordomias de Carlos Oliveira & Cª?

  12. nao quero dizer diz:

    é tudo uma vergonha. estes senhores serve-se da política e da nossa cidade para os seus objetivos pessoais. santo tirso está entregue à bicharada!! só não revelo mais coisas porque tenho medo das represálias por ser trabalhador ligado a cm stirso

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: