Divisão no PSD? Não, os militantes exigem “varridela”

A bancada parlamentar do PSD na Assembleia da República, que agora termina funções, era uma das mais fracas de que tenho memória.

A maioria dos militantes e simpatizantes do partido ficarão genuinamente satisfeitos se virem certos nomes excluídos das listas para as legislativas de Outubro deste ano.

Ainda mais satisfeitos estarão, se virem que esses serão substituídos, não por gente do mesmo nível, apenas de um cacique diferente (o habitual), mas por gente mais competente e nova – na idade e na política. A chamada “lufada de ar fresco” ou “varridela” por que tantos têm suspirado.

O resto é pura intriga da comunicação “dita” social para atingir Rui Rio, dar uma ideia de divisão e fraqueza no PSD, numa tentativa de empurrar o PS para a maioria. O propalado “maus estar” pelos afastamentos vem dos que prevêem ser afastados, e não do partido em si.

Não há nenhum militante ou simpatizante de bem que não fique satisfeito por ver os seguintes nomes afastados: Carlos Abreu Amorim, Duarte Pacheco, Luís Vales, Paula Teixeira da Cruz, Sérgio Azevedo, Cristovão Simão Ribeiro, Marco António Costa, Luís Marques Guedes, Teresa Leal Coelho, Virgilo Macedo.

Eles representam muito do que de mau a política teve nos últimos anos/décadas. Gente única e exclusivamente focada nos seus interesses, dos seus caciques, e daqueles que lhe são próximos. No jogo partidário e corporativo. À procura de um lugar ou nomeação.

A maioria deles sabe bem quem é, o que é, e aquilo que representa. E sabe bem que com Rui Rio não iriam fazer farinha. Daí que, desde bem cedo, viessem dizer que não queriam (que se recusavam) fazer parte das listas a deputados. Para virar o bico ao prego, e evitar humilhação).

Indiferença, misturada com satisfação, é o que militantes e simpatizantes sentirão com o afasramento de outros nomes como: Andreia Neto, Emília Cerqueira, Mercês Borges. Alguns porque passaram 4 anos a receber um ordenado sem fazer seja o que for por quem lhe paga o ordenado (os contribuintes) e pelos eleitores. Outros porque só conseguiram ficar conhecidos por coisas como a marcação de presenças falsas.

São muito poucos aqueles que tiveram prestações positivas e verdadeiramente estiveram no parlamento a representar os eleitores do PSD. António Leitão Amaro, Duarte Marques, Margarida Balseiro Lopes, Miguel Morgado, Ricardo Baptista Leite são alguns deles.

Todos com diferentes maneiras de estar, representando diferentes sensibilidades dentro do PSD, diferentes partes do eleitorado e da população. Curiosamente todos eles jovens. Alguns mais alinhados com um PSD próximo do de Sá Carneiro, outros com um PSD mais adaptado à realidade de hoje, outros ainda com vontade de transformar o PSD. Mas todos eles genuinamemte a defender convicções.

Estes, a meu ver, devem continuar o bom trabalho. Aqueles, podem voltar aos seus caciques e, se quiserem deixar a política ou aderir a outros partidos, é um favor que nos fazem.

One Response to Divisão no PSD? Não, os militantes exigem “varridela”

  1. cefaria diz:

    Nunca fui um defensor da disciplina de voto, faz parte da minha rebeldia, mas há uma coisa que não tolero: ter-se um cargo legislativo eleito por um partido e servir-se dele para boicotar a estratégia da força política por que se foi eleito. Se for inconciliável há a possibilidade de renúncia ou então estar ao serviço de um comprometimento entre a consciência e a obrigação de servir a estratégia.
    Nem sempre é fácil, mas não tenho complexo de assumir que como líder de um grupo municipal fui várias vezes tive de assumir a defesa da estratégia definida em casos concretos onde eu votara vencido, mas eu não estava no lugar apenas em nome pessoal, embora alguns pensem que sim.
    Não tenho estado feliz com Rio, mas pior ainda foi ver o grupo parlamentar laranja boicotar o PSD e nisto sinto-me muito ofendido por esses deputados que se julgam acima de tudo, como se tivessem sido eleitos nominalmente… algo que até defendo.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: