COVID-19: Exige-se empatia e decoro

Empatia.

Quem quer que esteja numa posição de controlo ou domínio deve sempre ser capaz de demonstrar empatia por aqueles sobre os quais exerce esses poderes. Principalmente em política, dado que a posição que ocupa, lhe foi oferecida pelos seus pares. Nesta crise, tem havido imensos exemplos em que os políticos demonstraram o oposto, uma absoluta indiferença.

  • Sei que já há óbitos mas não são ainda em número significativo”, Graça Freitas (Directora Geral da Saúde de Portugal).
  • “o coronavírus até pode ter consequências bastante positivas”, Maria do Céu Albuquerque, Ministra da Agricultura de Portugal.
  • estas instituições privadas tinham de ter pensado num plano de contingência“, Marta Temido, Ministra da Saúde de Portugal.
  • Se tivermos menos de 20.000 mortos, isso será um bom resultado“, Stephen Powis, Director Médico do NHS (SNS) de Inglaterra.

Decoro.

Da mesma maneira, quem exerce estas funções tem de demonstrar decoro. Ter consciência da situação em que se está, e pela qual as pessoas estão a passar. Nesta crise, também tem havido imensos exemplos onde políticos mostraram comportamentos descomedidos, inconvenientes, ou até mesmo aproveitadores da situação para benefício pessoal (o que demonstra uma enorme falta de escrúpulos).

  • António Costa e o seu putativo sucessor, Fernando Medina, aproveitaram o momento para fazer visitas acompanhados de câmaras de televisão, como se estivessemos em campanha eleitoral.

costa_medina

  • Marta Temido e Graça Freitas, nas várias intervenções públicas que têm, respondendo a perguntas de jornalistas sobre as preocupações dos portugueses, variam entre o rosto fechado e arrogante, e sorriso aberto e troçador.

temido_freitas

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: