Eu, Portista, quero Benfica Campeão

Esqueçam Eusébio e os Magriços. Esqueçam Cristiano Ronaldo ou José Mourinho. Esqueçam o país dos 3 “F”. Acabou o “Fátima, Futebol e Fado”. O novo desporto-rei em Portugal é o Basquetebol.

Ontem, como que por milagre, o Basquetebol passou de “modalidade amadora” e sem qualquer tipo de interesse a “ócio do povo”. Foi trend em todas as redes sociais e meios de comunicação social.

Para isso bastou a conjugação de dois factores: 1) O SL Benfica teve uma época futebolística péssima; 2) O SL Benfica venceu o FC Porto, num jogo de Basquetebol disputado em casa dos portistas.

Eu, que me interesso pela modalidade (aliás, por todas), passei o dia a pensar o que fazer para acompanhar o jogo, em Londres. Já que não ia ser televisionado, nem existem livescores de Basquetebol.

Qual não foi a minha surpresa, no twitter, havia gente a “relatar” ao minuto. Muitos passaram meses sem sequer tweetar sobre futebol (não dava jeito) mas ontem lá estavam a acompanhar o Basquetebol.

Depois no final veio a habitual (in)coerência. Os mesmos que, ainda nem há um ano atrás, branquearam a falta de fair play do Benfica, estavam indignadíssimos com o que se passou no final do jogo.

Pelos vistos um grupo de imbecis adeptos do FC Porto, não souberam perder e armaram distúrbios. Lamentável! Tão lamentável quanto os insultos, as agressões, a luz apagada e a rega ligada.

Mas gosto de ver as coisas pela positiva. E se é isto que é preciso para que as modalidades tenham a atenção e o mediatismo que merecem, então quero que para o ano o Benfica seja Campeão de Voleibol.

Anúncios

21 Responses to Eu, Portista, quero Benfica Campeão

  1. António diz:

    Não finja, o culpado é o mesmo de sempre, é aquele que fomenta há muitos anos o ódio através da sua postura e pela verborreia que incentiva à violencia, e nunca ter feito nada a favor da pacificação. Mais uma vez em vez de culpar aqueles ergumenos que se encontravam nas bancadas para provocar as cenas de violência caso a equipa adversária ganhasse o encontro, o que fez foi criticar a actuação da policia. Não surprende ninguém, porque este sempre foi o seu estilo. Só haverá paz, quando este, sei como lhe chamar mas não digo, sair de cena!

    • Luis Melo diz:

      Caro Antonio,

      Fingir? Quem finge? Eu?
      Meu caro, eu apenas constatei um facto. Alias, varios factos.
      E naturalmente condenei a atitude dos que, na bancada, armaram disturbios.
      Mas devo dizer-lhe que os jornais relatam que tudo comecou com provocacoes do treinador do Benfica, Carlos Lisboa.
      De resto, e quanto a Pinto da Costa, nada de novo. O mesmo de sempre.

    • armindo vasconcelos diz:

      ergumenos… gostei!

  2. Ze diz:

    Havia desporto e rivalidade saudavel antes do PC. Ha odio durante e … ou muito me engano ou… havera depois do PC. Idolateram-no, pois esta acima de qualquer critica. Sao os tres pastorinhos e depois vem o santo maior … o PC.

    • Luis Melo diz:

      Nao havia rivalidade saudavel no futebol. Nunca houve. Havia nas modalidades amadoras. E continua a haver, desde que nao estejam envolvidos os “clubes do futebol”. De resto, concordo, com PdC a incendiar animos e os portistas a idolatrarem-no, a coisa piora muito.

    • armindo vasconcelos diz:

      idolateram-no… como eu gosto dos mouros a tentar escrever português…

      • Nuno Medeiros diz:

        Os mouros… Algumas pessoas nunca mais se livram desse preconceito mobilizado de forma grotesca e racista (somos todos também mouros e estamos contentes com isso), nem se livram do complexo de inferioridade. Já agora, depois de reticências convém utilizar uma inicial maiúscula. Agora, ao que interessa: peso que a análise do Luís de Melo é bastante lúcida e desassombrada. Não é neutra, mas também não é isso que se pretende.

      • armindo vasconcelos diz:

        Quanto às reticências, dou-lhe o benefício da dúvida… As gramáticas, de facto, aconselham o uso de maiúscula, não na forma assertiva de outras regras, mas aconselham!
        Quanto aos restantes comentários, discordo em absoluto!
        Não somos todos mouros e, para conquistar Lisboa aos mouros, um conterrâneo meu morreu e tornou-se herói por ter-se colocado de forma a que os sitiados não conseguissem fechar a porta que os sitiadores – as tropas de D. Afonso Henriques – haviam forçado.
        E não somos provincianos! Somos apenas produto de um centralismo que sempre tornou Lisboa o aluvião dos bens do país. Daí, uma certa revolta, sobretudo porque alguns provincianos – que por isso mesmo se albergaram em Lisboa – se esqueceram depressa de onde vinham e se renderam. Mas fiquemos todos cientes que de Lisboa eu adoro a luz e o rio!
        Não somos preconceituosos, grotescos ou racistas. Apenas, em algum momento da história, nos rebelámos contra o status quo e isso custa muito a quem detém os privilégios. Já agora, sabe a razão por que o Porto é a cidade “invicta, leal e nobre”? Conhece as lutas dos burgueses da cidade para a manterem livre?
        Detesto, porque é injusto, que digam que temos complexo de inferioridade. Não temos! Se tivéssemos, não seríamos hoje “tripeiros”; essa verdade, histórica ou lendária, é a prova suficiente de que somos solidários e, quando nos pedem, damos tudo. Mas não nos calquem, como Lisboa continua a fazer ainda hoje, muitas vezes às mãos de nortenhos vendidos como Miguel de Vasconcelos aos castelhanos e que, por isso, foi mandado pela janela fora em 1640.
        Já vai longa a página de história, quedo-me por aqui.
        Não sem que antes concorde com o seu comentário sobre o Luís de Melo.
        Por último: a minha referência como Presidente do Futebol Clube do Porto não é Jorge Nuno Pinto da Costa, é o Dr. Américo de Sá, já falecido. Só que JNPC venceu, embora ninguém ganhe a partir do zero, a semente e os alicerces têm que existir antes. No entanto, esquecemo-nos deles amiúde.

      • Genoveva Costa diz:

        hahhahahahhahahahahahahahahahahhahahahahahahahaahh!

    • EF diz:

      Zé primeiro vem sempre PdC!… Mas já agora, quem são os 3 pastorinhos??

  3. Mario Ze diz:

    Enquanto nao perceberem que e esse odio que vos faz pequenos….

  4. Rui Meireles diz:

    Não estive no Pavilhão, não vi o jogo, não estava interessado, mas já vi o Benfica ser lá Campeão sem nenhum problema…Pode ser que as expectativas tenham sido grandes e a decepeção ainda maior, pode ser…Pode ser que o Benfica tenha explodido de contentamento e vibrado de forma mais exuberante, Carlos Lisboa sempre foi muito exuberante perante o Porto, pode ser…
    -Mas ninguém esqueça o apagão da Luz e a rega sobre os jogadores do Porto ainda há um ano atrás…Ou já esqueceram?

  5. Pedro M diz:

    O ‘snr’ carlitos é um insurra! Se conseguisse ser 1/10 de Homem do que foi como jogador era senhor sem aspas… Acham o senhor Moncho capaz de insultar a bancada no pavilhão da luz?? O ‘snr’ carlitos sabia bem o que estava a provocar quando começou a insultar os portistas presentes! Honra aos vencedores e glória aos vencidos e vice-versa… Se não fosse o Porto e o benfica já não havia basket neste país!! O ‘snr’ saldanha que pense nisso..

  6. José Mouro diz:

    oh amigos, arranjem outra cantiga, que essa das provocações já cansa. os vossos dirigentes e jogadores são todos santos??? e se bem se lembrassem, também recordariam outros apagões…

  7. ricardo silva diz:

    Mano Melo,como sabes assisto a este circo todo de cadeirao,completamente livre de clubites…Lamento imenso este clima de ódio e guerrilha existente entre estes dois clubes,lamento imenso o seguidismo dos adeptos aos seus respetivos presidentes e lamento imenso a incoerência,a falta de lucidez e a falta de opinião propria desses mesmos adeptos!O desporto em portugal(como quase tudo) vive a custa de ódios e do mal do vizinho,um dia quando uma tragédia acontecer esses dois senhores que se dizem presidentes irão perceber o poder que tinham e a forma nociva e absolutamente criminosa como como o utilizaram…Um grande abraço VITORIANO e desportista!

    • Luis Melo diz:

      Meu caro amigo, concordo em absoluto.

      Apenas quero fazer um comentario. Nao creio que aqueles senhores cheguem algum dia a perceber a forma “nociva e absolutamente criminosa” de como utilizam os seus “poderes”. Isto porque, se bem te recordas, num celebre jogo de hoquei em patins em pleno pavilhao da luz, adeptos do Benfica envolveram-se com altetas do FC Porto, e o resultado foi o capitao do FC Porto (Filipe Santos) ir parar ao hospital em COMA! E o que resultou dessa situacao? Os dirigentes puseram a mao na consciencia? Nao! Continuaram com os seus discursos, incentivando ainda mais o odio entre os dois clubes. Um tristeza.

  8. ricardo silva diz:

    Mano,nada a opor a esse comentario,apenas mais do mesmo,violência gera violência!De resto tiro o chapeu a tua analise quase imparcial e ao teu sentido de desporto como fenomeno de paixões!O problema é que em portugal é um fenômeno de ódios….Abraço

  9. armindo vasconcelos diz:

    Depois do que li hoje em praticamente todos os jornais, como entrevista de Luís Filipe Vieira, parece-me que, muito mais do que uma luta de galos, este senhor se estendeu.
    Generalizou nos adjectivos que poderiam – e deveriam – ter apenas um destinatário, mas, pelo contrário, colocou no plural, como que querendo englobar no seu desvario insultuoso todos os portistas. Penso que, desta vez, foi bastante canalha. Quando se refere a JNPC, tudo bem, são fados longos entre eles, nunca se saberá por que razão se engalfinham tanto depois de se terem amado de paixão… Mas mais do que isso, basta! Vá chamar burro à tia dele… que eu não tenho culpa das asneiras e da falta de chá de algumas figuras públicas, promovidas, tal como no Princípio de Peter, até ao limite da sua incompetência. Dixit!

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: