#Autárquicas2013 Um dinossauro que não deixará saudades

Recebi no meu email mais uma comunicação do GAP (Gabinete de Apoio Pessoal) da CMST. Nunca percebi para que servia, quem servia ou porque me envia vários emails por semana. Sempre me pareceu mais uma ferramenta de auto-promoção e campanha permanente do actual executivo da CMST, a juntar às dezenas de SMS por mês que também recebo.

Desta vez era uma carta. Uma espécie de carta de despedida do ainda Presidente da CMST, Castro Fernandes, dirigida aos munícipes. Uma carta muito pobre. Na forma, no conteúdo, no tom. Nem de saída Castro Fernandes conseguiu encontrar uma réstia de hombridade e, ao menos tentar encenar uma saída pela porta grande. Sai pela pequena, ao seu estilo.

Ignorando os números galopantes do Desemprego (num concelho recordista), a perda de Serviços Públicos (Urgência, Maternidade, EDP…), a fuga de Tirsenses para concelhos vizinhos ou as condições miseráveis (dignas do séc XIX) em que ainda se vive em alguns locais do concelho, Castro Fernandes escreve que nos últimos anos “a qualidade de vida aumentou significativamente em todo o território municipal“.

Para piorar esta afirmação, Castro Fernandes diz que isso aconteceu devido à modernização e rejuvenescimento da CMST. Como se o concelho e as suas pessoas, as empresas e os seus trabalhadores, as instituições e os seus representantes, girassem todos à volta da CMST e fizessem a sua vida e o seu percurso sob a batuta de quem lidera a CMST. Como se a sociedade civil Tirsense não fosse capaz de se desenvolver por si.

Completando uma carta demagógica, irrealista e muito pouco nobre – diria mesmo sórdida – Castro Fernandes despede-se numa explosão de desonestidade intelectual, culpando o actual Governo pelas medidas impopulares ou menos boas que tomou. Esquecendo que o actual Governo tem 2 anos e que ele esteve 30 anos na CMST, 13 dos quais como Presidente.

Tal como os demais políticos da nossa praça, Castro Fernandes diz sair de “consciência tranquila” porque fez “tudo o que podia” pelo concelho, qual mártir! Sendo consciência a faculdade da razão julgar os próprios actos, Castro Fernandes é mais um que sofre do efeito de Dunning-Kruger. E se o que está à vista foi o seu máximo em 30 anos, então está provada a sua incompetência.

10 respostas a #Autárquicas2013 Um dinossauro que não deixará saudades

  1. zedoscaes diz:

    concordo 100% ! “Completando uma carta demagógica, irrealista e muito pouco nobre – diria mesmo sórdida – Castro Fernandes despede-se numa explosão de desonestidade intelectual”

  2. stsleaks diz:

    CASTRO FERNANDES: O “BENFEITOR”

    Tal como anteriormente tinha referido no artigo “Alírio Perde, Couto Ganha, Miranda Entalado, Fernandes Amuado”, era certo que Castro Fernandes continuaria para todo o sempre ressabiado com o resultado das primárias que ditaram Joaquim Couto como candidato à Presidência da Câmara. Assim tem sido e será.

    Vamos a factos:

    Já depois das eleições, Castro Fernandes perguntou-me (e também a muitos outros meus colegas) qual o lugar/função que gostaríamos de ocupar dentro da Câmara! Sim, é verdade! Foi perguntar a muitos funcionários onde gostariam de ser colocados (principalmente aos do GAP – Gabinete de Apoio à Presidência), isto 13 anos depois de não querer saber de nada nem de ninguém! Vestindo a pele de uma santidade, qual anjo descido dos céus a distribuir os lugares ideais a cada fiel, Castro Fernandes tenta desesperadamente manter uma rede interna de “bufos”.

    Quanto ao dinheiro público desbaratado, principalmente no último ano do seu mandato, não há palavras para descrever. Tentou por todas as vias deixar a Câmara o mais falida possível, de forma a que o seu sucessor não tenha hipótese de executar a mais pequena das obras. Há gastos mais difíceis de demonstrar, mas outros foram bem visíveis para todos: a auto-promoção em páginas inteiras no Jornal de Notícias sobre realizações há muito tempo ocorridas e publicitadas; a edição de diversos livros com acabamentos de luxo e de interesse, no mínimo, duvidoso; as pseudo-inaugurações e visitas a obras com envio de convites a toda a população, mesmo após as eleições do dia 29 de setembro; o estourar de dinheiro em eventos megalómanos na ex-fábrica do Teles, etc.

    Recorda-se que Castro Fernandes é Presidente da Concelhia do PS de Santo Tirso, e foi totalmente contra Joaquim Couto (tirando o teatro realizado nos discursos oficiais de circunstância). Tudo fará para continuar a dividir e a minar o PS de Santo Tirso de forma a que algum dos seus seguidores destrone Joaquim Couto como candidato à Câmara em 2017.

    Castro Fernandes, no próprio dia das eleições, comentava publicamente com satisfação que iria ser muito difícil, pois a campanha tinha corrido muito mal a Joaquim Couto (era essa a sua aposta). Realmente correu muito mal, mas pelos vistos a Castro Fernandes correu sempre muito pior (com ele o PSD ficou em 2009 a escassos 2727 votos, tendo agora com Joaquim Couto ficado a 4873 votos). Nunca Castro Fernandes conseguiu tal distância em relação ao segundo partido mais votado. É também este o seu amargo de boca e, ao que consta, reunirá muito em breve com o seu staff para definir estratégias de vingança.

    Após 30 anos de vida política concelhia, Castro Fernandes não consegue sair bem consigo mesmo. Sai amuado, contrafeito, ressentido e pronto para se dedicar a 100 % a constantes ajustes de contas com aqueles que considera ser os responsáveis pela não consumação dos seus caprichos. Veja-se como venerava a Ana Maria e depois dela ter perdido e não ser possível funcionar como a sua marioneta nem como arma de ataque a Joaquim Couto, Castro Fernandes cortou relações e, nas suas palavras, Ana Maria não passa de uma inapta e incapaz para tudo. Veja-se também os amigos de longas décadas que ele deixa de cumprimentar, só por terem apoiado alguém que o menino não concorda e faz birra. É de facto lamentável.

    Em: https://santotirsoleaks.wordpress.com/2013/10/13/castro-fernandes-o-benfeitor/

    • elesabequeeusei diz:

      Meu Caro stslealks,

      De facto falou em caso tudo…Mas esqueceu-se de referenciar o apoio (quiçá monetário) do Castro Fernandes ao seu amigo Henrique Pinheiro Machado. Esqueceu-se da perseguição ao Vereador José Pedro Machado, ao Jurista da Câmara Ricardo Pereira, à perseguição do Presidente da Junta de Refojos Vítor Monteiro. Tentou de tudo para destruir pessoas próximas de Joaquim Couto. Em 15 dias aquela Edilidade nunca teve tantas remodelações e nomeações. Primos, Cunhados genros, amigos, chefes de chefes, tudo a ser nomeado para ser tudo assegurado. Concurso aberto para Administrador nas águas do Noroeste, logo na altura que sai da Câmara e essa mesma empresa tem um contrato com a Câmara por 25 anos???Onde anda a Procuradoria da República?pergunto pelos 6 milhões da trofa? pergunto quanto paga de renda pelo edifício onde foi instaurado a Loja do Cidadão??? O cine-teatro e a grua???Aquela obra emblemática do Tribunal, quantos milhões??querem mais???Investiguem…

      • Só eu seu sei diz:

        Castro Fernandes ganha,ou rouba muito dinheiro do Estado com a loja do Cidadão.Santo Tirso é a única cidade que não têm teatro e a casa das artes.

      • zedoscaes diz:

        Tem tudo o seu “quê” de verdade, mas “…ao Jurista da Câmara Ricardo Pereira…” Lol ahahahahahahahaahhahahahahahhahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaahahahahhahahahahahahahahahahahahhahahahahahahahahhahahahahaha chiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
        Só mesmo o Ricardo para escrever isto……!!!!!!!

      • Juristadacâmara diz:

        Realmente….só mesmo o próprio Ricardo Vieira Pereira poderia escrever semelhante coisa lolololololol

  3. ah!i diz:

    Será verdade,por ter 120 mil pessoas por dia neste blog? Querem fazer campanha,mas os tirsenses etc,são burrinhos.não vêm um pau a frente dos olhos.

    • Luis Melo diz:

      Este blogue nao tem 120.000 visitas por dia. Este blogue já ultrapassou os 145.000 visitas desde que foi criado. É uma coisa completamente diferente.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: